quarta-feira, 13 de junho de 2012

Os Senhores da Noite

Autora: Juliette Benzoni
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 240
Editor: Edições 70
ISBN: 9789724413440
Coleção: A História como Romance

Sinopse:
CASANOVA, CARTOUCHE, CAGLIOSTRO, três personagens lendárias do século XVIII, conheceram destinos paralelos em vários aspectos. Dois deles nasceram em Itália, e o terceiro, Cartouche, viu pela primeira vez a luz do dia em Paris, mas viria a ser conhecido em toda a França. O Sedutor, o Salteador, e o Mago inscreveram os seus nomes na História, com vidas plenas de aventura, paradoxalmente naquele que viria a ser conhecido como o século das Luzes. É sobre estas três figuras romanescas que Juliette Benzoni escreve, em narrativas biográficas plenas de mistério e aventuras.


Opinião:
Sempre gostei de história e romances históricos são sem dúvida grandes acompanhantes para amantes deste tema. Mas há autores e autores. Há uns que conseguem transformar belos períodos da história em obras más e sem sentido, e há outros que conseguem dar-lhes um toque mágico que nos faz ter mais vontade de saber o que se passou concretamente naquele tempo. Juliette Benzoni pertence à última categoria. Com um jeito especial para a escrita, sendo esta fluida, dramática e mágica, a autora consegue pôr-nos a imaginar os ambientes em que as personagens viviam, consegue pôr-nos com pena/ódio deles e com vontade de os ajudar/tramar. 

Neste livro temos três histórias, cada uma referente a uma grande personagem do século XVIII. Deste três apenas conhecia duas, Casanova e Cartouche, sendo Cagliostro uma nova e estranha personagem. Casanova é provavelmente a personagem mais popular destas três, sendo neste livro retratado como os factos históricos apontam e não sendo demasiado romanceado. Um homem mesquinho que tinha jeito para encantar mulheres e usou esse "talento" para se aproveitar delas e das suas riquezas. De seguida temos Cartouche, um ladrão que só consegue ver dinheiro à frente e faz de tudo para o conseguir. Por fim temos Cagliostro, que foi talvez quem eu gostei mais, um homem que com a sua alquimia achava que podia mudar a sua vida e o mundo.

Este é mais um romance que me deixou com água na boca por ler uma série da autora. Sei que ela tem várias e algumas publicadas em Portugal. Tenho que ir "inspecionar" essas séries e ler uma inteira, pois tenho a certeza que se gosto destes contos (eu considero-os como contos devido ao tamanho deles) dela, irei adorar uma das suas séries!

0 devaneios:

Enviar um comentário