terça-feira, 7 de agosto de 2012

Irmãs de Verão

Autora: Judy Blume
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 352
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892316857

Sinopse:
Vix Leonard tem doze anos quando conhece a estonteante e temerária Caitlin Somers. À medida que os dias de aventuras ousadas dão lugar a noites de descobertas tímidas, Vix e Caitlin aproximam-se ainda mais, graças às dificuldades do processo de crescimento, ao refúgio na sensação de pertencerem a alguém e ao pacto de Nunca Serem Vulgares… Até ao verão arrasador em que um rapaz da terra altera tudo. 
Anos mais tarde, a vida separa-as, mas a marca da amizade que as uniu mantém-se. Quando Caitlin pede a Vix que regresse a Martha’s Vineyard para o seu casamento, Vix sabe que não se recusará a ir. Quer compreender o que aconteceu nesse verão em que tudo foi destruído… e porque é que a sua melhor amiga ainda tem o poder de lhe partir o coração.


Opinião:
Este livro chegou-me às mãos como prendinha da editora e embora a sinopse fosse lindíssima, não estava com vontade de ler este tipo de livro. Mas após falar com algumas pessoas que já o lerem vi que todas as opiniões sobre ele lhe eram favoráveis, por isso acabei por ceder.

Vix é uma rapariga tímida e pouco notada na escola. Calada, simples e recatada, conhece Caitlin, uma aluna nova na escola que depressa se torna na mais popular. Adorada por todos, todos querem ser amigos da famosa Caitlin. Vix sendo tímida como é nunca se aproxima dela e observa-a de longe. Mas qual não é a sua surpresa ao ver um dia Caitlin a aproximar-se dela e a começar a falar com ela como se a conhecesse há anos. Sendo convidada de imediato para passar as férias de verão na sua casa de praia, Vix estranha a simpatia desta rapariga tão diferente do normal.

Há medida que o tempo passa Vix e Caitlin tornam-se as melhores amigas, com as suas paixões e curiosidades de meninas, passam a andar sempre uma da outra, adoram-se e nunca se separam. Mas estas são personagens com curiosidades peculiares e maneiras de ser super diferentes, como ying e yang. Acabando por amadurecer, é aqui que começamos a ver a verdadeira diferença na maneira de ser das duas personagens. Vix decide continuar os estudos, tornar-se alguém no mundo. Caitlin decide começar a viajar pelo mundo fora, conhecer novas pessoas e ter novas aventuras. Duas pessoas demasiado diferentes, mas ao mesmo tempo inseparáveis. 

Este foi um livro que me surpreendeu. Com uma narrativa simples e mágica, é um livro que nos prende graças a estas duas personagens principais que são tão distintas uma da outra que é impossível não nos identificar com uma delas. As suas inseguranças e certezas, amores e desamores, aventuras e desaventuras. Vemos como duas pessoas tão diferentes se consegues tornar as melhores amigas, como estão sempre lá uma para a outra, mas também vemos como nem tudo é o que parece.

Uma grande artimanha que a autora usou foi no prólogo mostrar que a aventureira Caitlin se ia casa com Bru, o amor e mais tarde namorado de longa data de Vix. É um daqueles prólogos que nos abre logo o apetite, especialmente ao ver como estas eram tão próximas uma da outra mas uma traição destas aconteceu. É muito interessante ver como as personagens se interligam, como os acontecimentos da vida as mudam.

Gostei muito deste livro. Envolvente, mágico e diferente à sua própria maneira. 

0 devaneios:

Enviar um comentário