quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Anjo Sombrio

Autora: Cynthia Hand
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 288
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896374464

Sinopse:
Durante meses, Clara Gardner treinou para enfrentar o incêndio das suas visões, mas nada a preparou para a escolha que teria de fazer nesse dia. E no rescaldo do incêndio, descobriu que ao contrário do que pensava, nada é o que parece quando se tem sangue de anjo. 
Agora, está dividida entre o amor que sente por Tucker e as dúvidas que Christian lhe desperta, pelos papéis que ambos parecem estar destinados a assumir num mundo que tem tanto de belo como de perigoso. Clara debate-se ainda com uma revelação chocante: alguém que ama vai morrer dentro de meses. Perante um futuro incerto, a única certeza que Clara possui é a de que o incêndio foi apenas o início. 
Depois de Celestial, Cynthia Hand retrata a alegria do primeiro amor, a angústia da perda e a desorientação por que passamos ao descobrir quem somos.


Opinião:
Tinha lido o primeiro livro desta saga, "Celestial" e tinha-me surpreendido pela positiva. Mas este ainda me surpreendeu mais, essencialmente o final.

Clara não cumpriu o seu propósito. Num instinto louco de seguir o seu coração, Clara acaba por decidir salvar o seu namorado, Tucker, e deixar Christian entre as chamas. Muito se aliviou ao descobrir que Christian podia voar e que assim a sua escolha nem correra mal, pois ninguém se havia magoado. Ou assim pensava ela. Mas as certezas de que apesar de não ter cumprido o seu propósito nada de mal iria ocorrer mudaram repentinamente quando novos sonhos começam a assombrar Clara. Um sonho onde ela sentia uma grande tristeza, o que a levara a pensar que um Asa Negra se encontrava por perto. Mas ao descobrir que o local do seu sonho era um cemitério, Clara compreende que a tristeza não era provocada pelo ser do Inferno, era a sua própria tristeza, o que significava que alguém que lhe era querido iria morrer brevemente.

É então que a nossa heroína tenta descobrir quem é esse alguém que em breve irá morrer de forma a conseguir salvá-lo. Mas as coisas ainda complicam mais, quando Clara descobre a verdade sobre o seu pai, o porquê da distância do irmão e começa a ser perseguida por um Asa Negra.

Tal como no primeiro livro temos uma escrita simples e fluída, que nos permite sentirmo-nos envolvidos na história, sentir o que as personagens sentem e querer ajudá-las nos momentos mais complicados. A história do livro muda um pouco drasticamente. Enquanto que no primeiro todo o livro era sobre o propósito, o porquê de este existir, qual é que ele era, quando é que se iria realizar, como... este livro é sobre a nova premonição de Clara e quem é a pessoa que lhe é querida que irá morrer. É também o "verdadeiro" início da descoberta dos Asa Negras (eles apareceram no primeiro volume, mas neste são um pouco mais desenvolvidos), criaturas que espalham a tristeza, mas que me deixaram muitíssimo curiosa. 

Embora no início tenha-me sido difícil reentrar nesta história, à medida que o ia lendo ia ficando mais envolvida pela acção e parei de o conseguir largar. Este livro deixa ainda muitas questões por resolver. É um livro mais pessoal em que o trama roda mais Clara do que antes, mas que não deixa de ter diversos factores "externos" a esta vida pessoal que estão prestes a ser decididos pelo destino.

Com a mesma escrita envolvente, uma história cativante e muitas descobertas, esta é sem dúvida uma boa aposta da editora!

0 devaneios:

Enviar um comentário