sábado, 1 de dezembro de 2012

Noites de Jasmim

Autora: Julia Gregson
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 544
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892319643

Sinopse:
1942. Numa Europa devastada pela guerra, a jovem Saba tem uma vida protegida. Demasiado protegida. Ela anseia por liberdade e é suficientemente obstinada para desafiar as convenções e a própria família e perseguir o seu sonho: cantar. Ao atuar num hospital militar britânico, a jovem conhece Dom, um piloto em convalescença. A atração é imediata mas ambos sabem estar perante um amor condenado. Dom debate-se com o trauma das suas cicatrizes de guerra e está decidido a voltar rapidamente ao combate. Atormentada pelos perigos que o homem que ama está disposto a correr, Saba renuncia aos seus sentimentos e decide partir numa jornada que a levará ao glamour do Cairo e ao calor e opulência de Istambul. Um mundo tumultuoso e decadente de soldados, espiões e agentes duplos. Um mundo onde não há lugar para a inocência e todos buscam mais do que aparentam. Alguns querem apenas desfrutar da sua belíssima voz. Outros, sentir o seu amor. Mas há também quem queira os segredos que só ela, graças ao círculo social em que se move, pode descobrir.
No turbilhão em que se tornou a sua vida, há algo que se mantém inalterado: as suas memórias dos momentos que passou com Dom. Desde então, o mundo mudou irremediavelmente, mas os seus caminhos voltarão a cruzar-se um dia… e da forma mais inesperada.


Opinião:
Nunca tinha lido nada desta autora. A minha curiosidade veio sem dúvida alguma da capa lindíssima que o livro tem. As cores captaram-me a atenção e não lhe consegui resistir.

Saba tem uma voz lindíssima. Consegue encantar tudo o todos apenas com o seu timbre profundo e forte. Mas a sua família odeia a sua paixão, proibindo-a estritamente de ir onde quer que seja para cantar à frente de homens que a começam a cobiçar e de tudo e todos os que lhe podem trazer atenção para cima de si. Mas isso nem sempre fora assim. Saba tinha sido uma criança cujo pai adorava ouvir cantar, adorava a profundidade de sentimentos que ela transmitia através das canções e levava-a a inúmeros sítios para ela actuar. Mas à medida que Saba foi crescendo e o seu corpo se alterava, o pai começou a impedi-la de actuar, levando-a a uma profunda infelicidade.

É então que numa das suas escapadelas, Saba vai cantar a um hospital de soldados, encontrado lá Dom, um homem com profundas cicatrizes tanto exteriores como interiores. Dom adora voar, é a sua vida, o seu sonho, a sua razão de viver. Mas um acidente aéreo acompanhado de uma explosão, leva Dom a ter que fazer um descanso forçado. Mas a paixão de voar de Dom é maior do que tudo o que lhe podem dizer e implorar e, mal pode, acaba por voltar ao serviço, sentido-se livre de tudo e todos, mas pensando sempre na bela cantora que havia conhecido um dia no hospital.

Saba praticamente foge de casa. Candidata-se a um lugar como "animadora" do exército e consegue entrar, viajando para lugares que nunca pensara ver a fim de cantar e alegrar os soldados, dando-lhes esperança, através da sua bela voz. É então que finalmente reencontra o belo soldado, agora 100% recuperado fisicamente, mas ainda magoado psicologicamente. Duas pessoas com problemas mais profundos do que parece, separados pela guerra mas que adoram demasiado o que fazem para os deixar isso para trás.

Estava à espera de um livro diferente. Mais romance entre as personagens, um pouco mais de acção. Em vez disso deparei-me com um livro sobre duas pessoas muito distintas que apenas têm uma parecença entre si, o amor pelo que fazem. Saba adora cantar, Dom adora voar. São as paixões de uma vida e por muito que tentem impedi-los eles seguem os seus corações. Duas pessoas separadas pela guerra, mas que arranjam sempre forma de estar juntos nem que sejam alguns segundos. É um livro escrito de maneira suave e fluída, com personagens que nos encantam pela sua maneira de viver e de se agarrar às sua paixões. Não diria que é um romance entre duas pessoas, mas si um romance sobre duas pessoas e as suas paixões.

Gostei e recomendo para quem quer uma leitura simples e profunda.

1 devaneios:

Unknown disse...

Concordo, a capa é deveras linda :)
Se a história acompanha, melhor :D

Enviar um comentário