sábado, 19 de janeiro de 2013

Claridade

Autora: Alyson Noël
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 152
Editor: Edições Gailivro
ISBN: 9789895577828

Sinopse:
Bem-vindos ao Aqui & Agora
Riley Bloom deixou a irmã, Ever, no mundo dos vivos e atravessou a ponte que conduz à vida depois da morte - um local chamado Aqui, onde o tempo é sempre Agora.
Acompanhada pelo seu cão, Botão de Ouro, Riley juntou-se aos seus pais e está prestes a instalar-se numa morte agradável e descontraída quando a chamam para comparecer perante o Conselho. Aí, revelam-lhe um segredo - a vida depois da morte não é só uma eternidade de boa vida e Riley tem de trabalhar. Confiam-lhe, nessa altura, uma tarefa, a de ser uma Apanhadora de Almas, e um professor, Bodhi, um rapaz estranho que ela não consegue compreender bem. 
Da mesma autora da série Best-seller «Os Imortais».


Opinião:
Eu sei que não é uma saga por aí além, mas a verdade é que eu gosto da história da saga Os Imortais de Alyson Noël... Não sei, há algo nela que embora por vezes me faça ter raiva de certas personagens, continua a puxar-me e a impelir-me para continuar a lê-la. No primeiro livro da saga damos de caras com uma das minhas personagens favoritas de toda a história, a irmã de Ever (personagem principal da saga). Uma rapariga ainda mais criança que adulta, que devido ao seu desejo de se manter viva, acaba por ficar, mesmo após morta, no mundo dos humanos, na forma de fantasma.

Mas esta história é sobre quando Riley finalmente vai para o Aqui & Agora. Um local onde o tempo não interessa, o teu passado ainda menos e podes finalmente fazer aquilo para que foste talhado e que sempre quiseste. Mas apesar desta liberdade existente, que deixaria qualquer um feliz, Riley não o é. Não sente que pertence ali, sente que faz falta noutro lugar. E isso ainda se nota mais após o primeiro dia de aulas de Riley (sim, mesmo após a morte há aulas... só que muito mais divertidas e dinâmicas), em que não se consegue dar bem com ninguém, dando demasiado nas vistas pela negativa!

É após o final das suas aulas que Riley conhece Bodhi, um rapaz feio, de cabelo oleoso e aspecto demasiado nerd para o seu gosto. Este diz-lhe ser seu professor ali no reino de Aqui & Agora e irá ensinar-lhe tudo o que precisa de saber sobre aquele local e qual o seu propósito lá... é aqui que começa a verdadeira (embora minúscula) primeira aventura de Riley em Aqui & Agora.

Hmm... o que dizer deste livro... Escrita demasiado infantil (nem sequer digo juvenil) para o meu gosto, história que se fosse escrita de outra forma e melhor desenvolvida dava para ser algo fantástico mas acaba por não o ser. Sim, as ideias estão lá! A autora tem imaginação e isso não se lhe pode negar, mas a maneira como desenvolveu a ideia... Não me cativou minimamente. Uma personagem que eu gostava tanto pareceu-me chata e irritante e houve momentos que só me apetecia mandá-la calar um bocadinho... Talvez seja eu a ser implicativa, mas acho que não. Um livro tão, mas tão pequenino que se tivesse tamanho de letra normal nem a 100 páginas chegava e com tantas boas ideias que acabam por nenhuma ser bem desenvolvida... Não sei se irei continuar a ler este pequeno spin-off da irmã de Ever, embora tenha gostado muito (anteriormente) da personagem.

E não, não recomendo. Apenas para um público muito, muito jovem.

0 devaneios:

Enviar um comentário