segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Faz o Curso na Maior

Autores: Bruno Ricardo Caldeira, Nuno Abrantes Ferreira
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 172
Editor: Lua de Papel
ISBN: 9789892321042

Sinopse:
Se estás quase a ir para a universidade, ou acabaste de entrar, prepara- te: é um admirável mundo novo. Os teus colegas já não são o pessoal lá do bairro, e tu próprio, se calhar, mudaste para a cidade grande. E de repente, sem dares por isso, tens solicitações de todo o lado: uma vida social intensa, festarolas, trabalhos de grupo, namoros, copos, saídas à noite... E uma data de exames para fazer - enquanto os teus pais (ou tu próprio) pagam balúrdios em propinas e exigem resultados. Se queres safar-te na faculdade, e aproveitar o que ela tem de melhor (os amigos e conhecimentos que te vão dar emprego no futuro) tens de aproveitar todos os minutos do teu tempo. E para isso há truques, há técnicas, há segredos. Os autores juntaram-se para te explicar como se tira um curso com boas notas sem perder o que a vida universitária tem de melhor.


Opinião:
A decisão de ler este livro esteve relacionada com o facto de imensos colegas meus me falarem dele, de ver imensas pessoas na universidade com um exemplar atrás. A curiosidade é um bichinho que se desenvolve rapidamente e foi isso que aconteceu após ver inúmeras referências a este livro.

Este livro está separado como que um livro de estudo, diversos tópicos que podem ser lidos de forma independente mas que, ao contrário dos conhecidos amigos de estudo (aka livros de estudo) da maioria que leu ou deseja ler este livro, se encontram escritos num tom mais amigável e como se estivéssemos frente a frente com o autor.

Acabei por descobrir que sou mais organizada do que esperava. No total concordo com tudo o que está escrito no livro, retirado uma única coisa. O facto de o autor recomendar por exemplo de 5 cadeiras, duas fazer por avaliação contínua e as restantes três por exame. Eu sou daquelas pessoas que prefiro fazer tudo logo por avaliação contínua. Já tive cadeiras que apenas davam para fazer por exames e essas são alguns dos meus piores resultados. A parte das cábulas achei graça, pois o ex-aluno, agora professor, recomenda o uso de cábulas, mas o uso de cábulas que tenham as palavras chave e não a matéria em si. Isto para quem ao contrário de mim sabe copiar. Eu já tentei mas fico demasiado nervosa e acabo por não me concentrar no verdadeiro teste em si.

Um livro mais para pessoas com falta de organização que querem dicas de como se organizarem na vida de estudante.

0 devaneios:

Enviar um comentário