terça-feira, 16 de abril de 2013

Ilusões

Autora: Aprilynne Pike
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 304
Editor: Edições Contraponto
ISBN: 9789896661274

Sinopse:
Laurel não via Tamani desde que num momento de raiva, há um ano atrás, o mandou embora. E, por muito que o seu coração ainda doa, Laurel sabe que David foi a escolha certa. Agora que a sua vida estava a voltar ao normal, Laurel descobre que um inimigo oculto está a cercá-la. Mais uma vez, Laurel vai ter de pedir ajuda a Tamani para a proteger e ajudar, uma vez que o perigo que agora ameaça Avalon é mais poderoso do que aquele que uma fada poderia imaginar - e, pela primeira vez, Laurel não pode ter a certeza de que o seu lado sairá vencedor.


Opinião:
Eu tenho achado imensa graça a esta saga. Embora seja uma saga mais virada para um público juvenil, tem algo de especial que faz com que qualquer pessoa de qualquer faixa etária o queira ler até mais não.

Um novo ano escolar no mundo humano recomeçou e Laurel regressa das suas "férias", onde estudou sem descanso as propriedades de plantas, o mundo de Avalon, os seus costumes e os seus poderes. Laurel pensa voltar para um ambiente relaxado, onde poderá descansar durante o pouco da sua complicada vida, mas tudo muda quando descobre que Tamani irá para a sua escola durante aquele ano escolar como aluno de intercâmbio. Desde logo, as atenções centram-se em Tamani, pois para além de ser uma novidade na escola, não se pode negar que é um rapaz bem agradável à vista.

Esta mudança de planos estragam o início de ano perfeito por que Laurel esperava, piorando tudo quando David e Tamani começam a entrar em brigas idiotas por sua causa, arranjando sempre algum tipo de motivo para se maldizerem mutuamente e tentarem que Laurel fique do lado de algum deles. Com Tamani, chegou também outra aluna de intercâmbio, uma estranha rapariga que deixa os sentido de Laurel de imediato alerta, mesmo sem esta saber o porquê. Mas se havia coisas que Laurel tinha aprendido desde que descobrira a sua natureza era que os seus instintos não se costumavam enganar.

Eu gosto imenso desta saga. É uma saga escrita notavelmente para um público juvenil, mas não deixa de me prender e surpreender. Como sabem eu adoro livros de fantasia romanceados e este é sem dúvida o ponto forte deste livro. Escrita fluída, forte e interessante, o livro é escrito do ponto de vista de Laurel, o que acaba por nos envolver mais com a personagem e deixa-nos compreendê-la melhor. Uma coisa que me continua a fascinar na saga é o tipo de fadas existentes. Fadas "flores", que durante a sua estação (há fadas de verão, inverno, primavera e outono) florescem e é assim que elas se reproduzem. Estas novas fadas dão uma quê de diferença a todo o livro e isso continua a chamar-me imenso a atenção e acho que é um ponto muito forte no livro.

A nossa personagem principal, Laurel, continua a crescer e a aprender com os erros. Continua com os sentimentos muitos confusos, mas desta vez finalmente dá um passo em frente e decide fazer algo quando a isso, uma atitude que já não era sem tempo. Apesar de Laurel ter tomado esta decisão... continuo a ter imensa pena tanto de David como de Tamari. Quando um está bem o outro está infeliz, o que é um pouco triste, e visto que eu acho que eles sofrem porque Laurel não se decide, ainda mais pena tenho deles!

Uma saga que recomendo a todos os amantes de fantasia romântica, com muitas fadas à mistura!

0 devaneios:

Enviar um comentário