sexta-feira, 5 de abril de 2013

Maximum Ride: Adeus à Escola

Autor: James Patterson
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 384
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898626080
Coleção: Maximum Ride

Sinopse:
Passaram 24 horas desde que Max e o seu bando escaparam do Instituto, em Nova Iorque. Os seis amigos com poderes extraordinários — são 98% humanos e 2% pássaros — continuam a emocionante procura dos seus pais e da verdade sobre quem realmente são.
Embora perseguidos pelos medonhos Erasers, os seis amigos tentam levar uma vida normal, com a ajuda de uma agente do FBI. É assim que voltam a estudar e que Max se apaixona por um rapaz, tentando a todo o custo não desvendar os seus poderes…
Mas para este bando não existem dias normais. Max apercebe-se de que estão a ser alvo de uma emboscada e que terão de abandonar a escola. E a situação é ainda mais grave — ela e os cinco amigos devem, supostamente, salvar o mundo. Mas salvá-lo de quem? Quando? E como?


Opinião:
Vou ser sincera... não li o primeiro livro desta saga. Mas a curiosidade foi tanta, mas tanta após ler os comentários existentes. Além disso dizeram-me que mesmo sem ler o primeiro livro percebia a história, por isso não resisti a começar a ler este livro.

Max e os seus companheiros fugiram do Instituto. Depois de resgataram a pequena Angel, uma das prodígio do grupo, agora têm que fugir para longe daqueles que os querem estudar e para isso têm que fugir dos Erasers, os guardas geneticamente modificados do local. Max viaja agora com um peso na sua mente... matou o seu irmão, Ari, o seu pequeno irmão de sete anos! Ou pelo menos isso era o que ela pensava até serem atacados por um novo grupode Erasers voadores! Cujo líder era nem mais nem menos do que Ari. Um novo Ari, que deixara a infância para trás e agora estava cruel, frio e vingativo.

Mas se os nossos companheiros esperavam apenas essas surpresas, enganaram-se bem! Desde novos sentimentos revelados devido à chegada da adolescência a alguns dos nossos membros mais velhos do bando, passando por descobertas assustadoras quando ao verdadeiro motivo da sua modificação genética, à descoberta de novos chefias do lado dos maus da fita, este é um livro que me surpreendeu.

Sim, posso dizer que mesmo não tendo lido o primeiro livro percebi tudo o que se estava a passar neste livro e foi fácil acompanhar a história, mesmo tendo esta um ritmo alucinante, em que os nossos heróis não conseguem estar parados um segundo sequer, havendo sempre algum tipo de problema a persegui-los, desde pessoas que os querem matar, pessoas que os querem estudar, a pessoas que acham que eles são giros e querem namorar com eles (não nos podemos esquecer do título do livro, ou seja, os nossos protagonistas estiveram durante uns tempos numa escola "normal" e que alguns deles são adolescentes com hormonas aos saltos). Mas embora o ritmo de toda a leitura seja alucinante, impedindo-nos de respirar por um segundo que seja, este é um ponto muito positivo, pois impele-nos a querer ler mais e mais, pois a escrita do autor faz com que seja fácil acompanhar toda a ação.

Gostei do crescimento de Max neste livro e todo o processo que ela passa (essencialmente psicológico) relativamente ao seu lugar como líder do grupo. Max começa lentamente a duvidar das suas decisões e da sua chefia, o que acaba por complicar a dinâmica do grupo que sempre a viu uma das mais velhas, sábias e fortes do grupo. Chega mesmo a haver uma passagem em que a pequena Angel ironicamente diz a Max que ela estava melhor para chefe do grupo, pois de todos é a que tem as habilidades mais úteis, especialmente a de manipular as ações e sentimentos das pessoas.

Também gostei muito de Iggy e tive imensa pena dele neste livro, quando descobriu os seus pais. Iggy, um rapaz pertencente ao grupo e cego, pensa que descobre os pais, ao descobrir um casal cujas semelhanças consigo são demasiadas para ser simples coincidência (pelo menos assim pensam os seus companheiros). Feliz, a julgar que finalmente teria uma vida normal, Iggy vai ter com esse casal e acaba por ficar em casa deles, até estes o considerarem mais uma fonte monetária do que o seu filho que havia sofrido imenso e precisava de proteção.

Enquanto isso, outra personagem muito aprofundada foi Ari e a sua constante luta pelo lugar no coração do pai, Jeb, outra personagem muito curiosa de quem quero saber mais nos próximos livros! Ari sempre reparou nos olhares que Jeb lançava a Max, a sua irmã. Olhares esses que Ari nunca recebia. Olhares de orgulho que Ari queria a todo o custo receber! Para isso Ari decide matar Max para o pai apenas olhar daquela forma para ele, mas ao longo de todo o livro começamos a perceber a dinâmica de pensamento do pequeno Ari, que embora tenha nas mãos uma missão "de gente crescida", tem apenas 7 anos de vida. Sete anos esses que acabam por se notar na sua forma de pensar em atrair a atenção do pai... e de Max!

Um livro com uma velocidade louca mas com uma escrita que permite acompanhar todos os fantásticos acontecimentos. Aconselho!

0 devaneios:

Enviar um comentário