terça-feira, 4 de junho de 2013

Calafrio

Autora: Sandra Brown
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 398
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789898228246

Sinopse:
Cleary, uma pacata cidade da Carolina do Norte, foi abalada pelo desaparecimento de cinco mulheres em dois anos e meio. Não há corpos, pistas ou suspeitos, apenas uma misteriosa fita azul abandonada no local onde cada mulher foi vista pela última vez… 
Lilly Martin regressa a Cleary para concluir a venda da sua cabana de montanha e pôr um ponto final ao casamento com Dutch Burton, o chefe da polícia local. Depois de fechar as portas ao seu passado, não imaginava voltar atrás tão cedo. Mas, ao deixar a casa, sob um temporal, Lilly perde o controlo do carro e atropela um homem que emergia inesperadamente do bosque. Trata-se de Ben Tierney, que ela conhecera no Verão passado. Os dois são então forçados a regressar à cabana para esperarem pelo fim da terrível tempestade de neve.
Incontactáveis, com poucos víveres e quase sem aquecimento, Lilly e Ben vão aproximar-se um do outro, ao mesmo tempo que cresce a atracção e o desejo entre ambos. Mas, à medida que o isolamento se prolonga e os dois se envolvem, Lilly receia que a maior ameaça não seja o temporal, mas sim o homem ao seu lado... 
Quem será o misterioso Ben Tierney: o raptor ou o homem capaz de salvar Lilly da tragédia que a assombra? 
Calafrio é um romance intenso, no qual confiar na pessoa errada pode marcar a diferença entre a vida e a morte.


Opinião:
Este é uma autora muito conhecida cá em Portugal, mas este é apenas o seu segundo livro lido por mim. Após a ter conhecido e adorado a sua escrita, decidi aventurar-me e ver o que mais esta autora tinha para oferecer.

A cidade onde Cleary vive está submersa num clima de infelicidade, medo e desconfiança. Andam a desaparecer mulheres de uma forma demasiado organizada, tendo cinco desaparecido em menos de três anos, havendo apenas uma pista a ligar os crimes. Uma fita azul em cada um dos cinco diferentes locais onde essas mulheres tinham desaparecido. Em cima do caso temos Dutch, o chefe da polícia local. É ele que Cleary vai ver, a fim de pôr um ponto final em todo o casamento. Mas o azar acompanha-a, acabando esta por ficar presa a meio de um nevão, sozinha e sem saber bem como agir. Pelo menos no início, pois de repente encontra um homem, de seu nome Ben, que acaba por demonstrar que tem um alto instinto de sobrevivência e um hábito a ir contra situações de alto risco.

É desta forma que a narrativa vai decorrendo, enquanto Ben e Cleary se encontram sozinhos numa pequena casa de forma a salvaguardarem-se. Uma pequena casa onde acabam por se conhecer melhor, onde acabam por se envolver mais do que dois estranhos deveriam envolver-se. Mas quando existe um assassino de mulheres à solta, estar sozinha com um homem desconhecido não é propriamente o mais indicado para uma mulher, cujo paradeiro é conhecido apenas por ela própria, fazer.

Neste livro temos como que um jogo de sentimentos da parte de Cleary. Esta tanto sente que pode confiar naquele homem, que até é minimamente conhecido pelos seus programas loucos de aventuras radicais na televisão, como de repente algo ocorre que a leva a pensar que se encontra perante alguém que não pode confiar e que provavelmente a irá assassinar.

Para além de assistirmos aos sentimentos da própria Cleary, nós próprios experimentamos esse sentimento de confiança/desconfiança por Ben. Este tanto parece ser a pessoa mais prestável e segura do mundo, como de repente algo nos faz torcer o nariz e pensar "será que...?". Todo este livro roda em redor desta questão, se é ou não seguro confiar em Ben. E é esta frequente procura e mudanças de maré que nos fazem querer continuar a ler até descobrir quem realmente é o mau da fita.

Um bom livro da autora, embora admita que gostei mais do anterior, Ricochete.

0 devaneios:

Enviar um comentário