sábado, 31 de agosto de 2013

O Fundamentalista Relutante

Autor: Mohsin Hamid
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 128
Editor: Livraria Civilização Editora
ISBN: 9789722636216

Sinopse:
Numa mesa de café em Lahore, um paquistanês com barba conversa com um desconhecido e apreensivo americano. Enquanto anoitece, o paquistanês começa a contar a história que conduziu a este encontro fatídico…
Changez está a viver o sonho americano. À frente da sua turma em Princeton, é contratado por uma firma de "avaliação" de elite, a Underwood Samson. Ele prospera na energia de Nova Iorque e a sua paixão pela bonita e elegante Erica é uma promessa de entrada na alta sociedade de Manhattan.
Mas após o 11 de Setembro, a situação de Changez na sua cidade adotiva altera-se subitamente e a sua relação com Erica é eclipsada pelo despertar dos fantasmas do passado desta. A própria identidade de Changez sofre também uma enorme mudança, revelando fidelidades mais fundamentais do que o dinheiro, o poder e talvez até mesmo o amor.


Opinião:
Nunca tinha lido nada deste autor, nem conhecia sequer o filme que fora inspirado neste livro, mas de qualquer forma a capa chamou-me a atenção e a sinopse, embora não demonstre o género de livro que normalmente me prende, acabou por me aguçar a curiosidade. Acabei por decidir lê-lo, pois sendo um livro tão pequenino, mesmo não sendo o meu género de livro, não iria ser uma leitura muito longa.

Changez é um paquistanês a estudar em Princeton. Após vários tipos de testes e desafios no seu país natal, acabou por ser considerado um dos melhores alunos do país, tendo assim ganho uma bolsa de estudos que o ajuda nos seus estudos na América. Pois apesar de os pais não viveram na extrema pobreza, a verdade é que nunca teriam dinheiro para o mandar para tal universidade prestigiada na América.

Desde cedo Changez começa também a diferenciar-se em Princeton. Uma pessoa calada, muitíssimo inteligente e com uma calma e educação que o tornam alguém muito admirado mesmo entre os adultos. Mas estamos no ano do incidente das torres gémeas. Uma altura em que de um momento para o outro a desconfiança por todos aqueles que têm aspecto paquistanês aumenta, tornando a situação de Changez muitíssimo diferente, de um momento para o outro.

Tenho que dizer que este livro me admirou especialmente pelo tipo de narrativa. Esta é muito própria do autor, sendo que durante todo o livro transformamos-nos momentaneamente naquele jovem americano que está a ouvir o relato de Changez à mesa do pequeno café. Acabamos por nos sentir envolvidos e como se estivéssemos naquele mesmo local, sendo o tom da escrita muito pessoal, o que gostei imenso.

Esta história fala principalmente do preconceito humano. Fala como por vezes o preconceito humano é o que torna uma pessoa totalmente normal em alguém que acaba por merecer esse preconceito. É esta transformação que vemos neste livro, enquanto Changez ultrapassa não só esse preconceito mas um amor não correspondido, sendo o seu adversário alguém que já falecera.

Um livro que me surpreendeu e que recomendo.

0 devaneios:

Enviar um comentário