sábado, 25 de janeiro de 2014

O Hobbit

Autor: J. R. R. Tolkien
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 264
Editor: Europa-América
ISBN: 9789721061903

Sinopse:
O Hobbit é a história das aventuras de um grupo de anões que vão à procura de um tesouro guardado por um terrível dragão. São relutantemente acompanhados por Bilbo Baggins, um hobbit apreciador do conforto e vida calma. Encontros com elfos, gnomos e aranhas gigantes, conversas com o dragão, Smaug, o Magnífico, e a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos são algumas das experiências por que Bilbo passará. O Hobbit é não só uma história maravilhosa como o prelúdio a O Senhor dos Anéis.


Opinião:
Todos conhecem O Hobbit. Mesmo que não conheçam a obra literário a verdade é que os dois primeiros filmes da sua adaptação cinematográfica foram um sucesso em todo o mundo, levando a que a atenção de muitos se virem para o livro que deu origem aos filmes. Depois de ter lido, pela primeira vez, um livro do autor durante este mês, não resisti a pegar neste e a entrar mais uma vez numa aventura mágica, onde a história fantástica e a escrita maravilhosa do autor fornecem o plano de fundo ideal para qualquer leitor ser absorvido para esta aventura.

Bilbo Baggins é um hobbit como qualquer outro, gosta de vestir roupa de cores berrantes e de estar na paz da sua casa a fumar um belo charuto. Gosta da paz do seu abrigo, dos campos esverdeados em seu redor e da calma única que vive. Mas tudo muda quando repentinamente Gandalf, um grande feiticeiro conhecido por aquelas paragens pelos seus maravilhosos fogos de artifício aparece. E quando no dia seguinte começam a surgir do nada anões, sem qualquer boa educação, que se instalam em casa de Bilbo como se esta fosse sua. Sujam toda a loiça existente nos armários e acabam com todas as provisões de comida do pobre hobbit, mas tal não é o pior. O pior é que os 13 anões acham que Bilbo é um grande assaltante e que os irá acompanhar numa grande aventura, embora a realidade é que os hobbits são conhecidos por serem seres calmos e que nunca se querem meter em apuros! Mas Bilbo não é um hobbit qualquer e acaba por não resistir a entrar na grande aventura que os anões e Gandalf lhe propõem, acabando por entrar na maior aventura da sua vida.

Muito sinceramente devo admitir que mais uma vez o que mais me surpreendeu foi a escrita do autor. Embora no livro anterior deste o tom do livro tenha sido como se fosse um bardo a contar a história, neste livro estamos perante um narrador irónico e que fala directamente com o leitor. Um narrador com quem sentimos de imediato uma grande afinidade e que nos faz rir nas situações mais difíceis e sérias ao longo do livro. Bilbo é uma personagem interessante, pois através dele acabamos por ter um ser que nascera para viver sossegadinho na sua casa sem grandes emoções ao longo da sua vida - como era suposto viveram todos os hobbits -, mas que acaba por se revelar uma mistura de coragem e inteligência que acaba por ser muito necessária em toda a aventura.

Neste livro não há propriamente um grande aprofundamento de mais personagens, sendo Bilbo a mais aprofundada e falada. Os seus companheiros anões são muitas vezes classificados, mas acaba sempre por ser um uma descrição muito superficial que acaba apenas por ser aprofundada um pouco através de pormenores, aqui e acolá, ao longo do livro. Apesar de este livro me ter prendido de imediato, não consegui deixar de fazer algumas comparações com os filmes. A minha conclusão? O primeiro filme é muitíssimo fiel à primeira metade do livro. O segundo embora relate um pouco os acontecimentos que sucederam no livro tem imensos pormenores adicionados, personagens que não aparecem e que no filme existem, romances extra no filmes, etc.

Um livro que vale a pena e que qualquer amante de fantasia deveria ler, nem que fosse apenas pela fantástica escrita do autor.

0 devaneios:

Enviar um comentário