quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Legend

Autora: Marie Lu
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 296
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892325415

Sinopse:
Outrora conhecida como a costa ocidental dos Estados Unidos, a República é agora uma nação em guerra permanente com as vizinhas, as Colónias. Nascida numa família de elite num dos distritos mais abastados da República, June, aos quinze anos, é um prodígio militar. Obediente, entusiasmada e dedicada ao seu país, está a ser aperfeiçoada para fazer parte dos círculos mais elevados da República. Nascido num dos bairros de lata do Setor Lake da República, Day, também com quinze anos, é o criminoso mais procurado da República. Mas talvez os seus motivos não sejam tão maliciosos quanto parecem. Pertencendo a mundos muito diferentes, não há motivo algum para que os caminhos de June e Day se cruzem - até ao dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado, e Day se torna o principal suspeito. Agora, apanhado no derradeiro jogo do gato e do rato, Day corre pela sobrevivência da sua família, enquanto June tenta desesperadamente vingar a morte do irmão. Contudo, numa reviravolta chocante, os dois descobrem a verdade daquilo que verdadeiramente os levou a encontrarem-se, e a que ponto a nação de ambos está disposta a chegar para manter os seus segredos.
Repleto de ação imparável, suspense e romance, o fascinante primeiro romance de Marie Lu irá certamente comover e arrebatar os leitores.


Opinião:
A sinopse deste livro chamou-me imenso a atenção. Pensei de imediato "mais uma distopia"! E não levem o mais como algo negativo, pois cada vez tenho gostado mais deste estilo de escrita. Admito que ajudou imenso o facto de referirem os Jogos da Fome, embora retirado a rapariga corajosa e o facto de estarmos perante uma sociedade enganada (algo muito comum em distopias), o livro seja muito diferente dos Jogos da Jome, embora sem dúvida seja indicado para quem gosta dessa trilogia.

June é um prodígio. Foi a primeira e única pessoa desde sempre a ter uma pontuação perfeita nos exames que determinam qual o seu papel na sociedade, sendo das pessoas mais novas a ingressar a universidade que a preparará para o futuro. Uma rapariga que só arranja problemas, embora continue a ter as notas mais altas de toda a turma. Possuidora de um físico invejável, inteligente e com alta moral, o irmão de June é uma das altas patentes do exército, sendo assassinado numa das sua missões de guarda, num hospital.

Imediatamente as culpas recaem no suspeito que estavam a perseguir. Esse suspeito é conhecido nas ruas por Day. Odiado por muitos de classes mais elevadas, também é adorado pelo povo mais simples, pois todos os seus roubos e ataques serviam com o propósito de ajudar alguém. Além de que nunca havia matada ou magoado a sério alguém, pelo menos até ao incidente com o irmão de June.

Mal o incidente com o seu irmão ocorre, June é chamada pela chefe do irmão, que lhe diz que se licenciou mais cedo e que ficará encarregue da missão de encontrar o criminoso Day, o assassino do irmão, e de o trazer à justiça, algo que poderá ser muito difícil, não fosse o caso que já estarem em busca de Day há vários meses.

O início deste livro tem um ritmo mais lento do que o final, sendo que tal deve-se ao facto de neste início ficarmos a conhecer as personagens e a sociedade em que estas vivem. Uma sociedade que desde há vários anos tem tido violentos surtos de uma epidemia cujo vírus sofre mutações todos os anos. Os ricos recebem a vacina, os pobres ficam entregues à sorte. Adorei a personagem de Day. É uma personagem forte que se finge de morto para a família para os conseguir ajudar no dia a dia pelo lado de fora. Inteligente e imensamente amigo dos seus amigos, tem uma amizade muito engraçada com Tess, uma rapariga órfã que ajudara quando a encontra-a sozinha na rua. Por outro lado a personagem de June pareceu-me muito mais apagada. É verdade que é suposto ser inteligente, forte e destemida e embora passe esses sentimentos, não consegui criar empatia de imediato com ela. Achei-a tão "programada", por muito que tentasse ser diferente das outras crianças de famílias ricas, havia sempre aquele seu lado mimado que vinha ao de cima, mesmo quando não era suposto. O estranho é que embora tenha gostado mais de uma personagem do que a outra, acabei por as achar muitíssimo parecidas entre si.

O livro melhora imenso a partir de metade, quando a acção começa mesmo a desenvolver-se, quando começamos a conhecer segredos desta sociedade, sobre o que aconteceu realmente ao irmão de June e claro, o romance entre as duas personagens.

Um livro juvenil que embora comece de forma calma, começa a desenvolver-se de uma forma estupenda a partir de metade e que não consegui parar de ler enquanto não acabei para descobrir o que iria acontecer e estou muito curiosa para saber a continuação e o que irá acontecer quando à epidemia. Aconselho.

0 devaneios:

Enviar um comentário