segunda-feira, 17 de março de 2014

Academia de Vampiros

Autora: Richelle Mead
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 264
Editor: Contraponto
ISBN: 9789896660901

Sinopse:
Lissa Dragomir é uma princesa Moroi - um vampiro mortal com um laço inquebrável com a magia da Terra - e deve por isso ser protegida dos Strigoi, os vampiros mais ferozes e mais perigosos - os que nunca morrem. Rose Hathaway, a melhor amiga de Lissa, é uma Dhampir - nas suas veias corre uma poderosa mistura de sangue de ser humano e de vampiro. Rose tem como missão proteger Lissa dos Strigoi, que tentam por todos os meios tornar Lissa uma deles. Após dois anos de uma liberdade proibida, Rose e Lissa são apanhadas e arrastadas de volta à Academia São Vladimir, escondida nas profundezas da floresta de Montana. Aí, Rose deverá continuar a sua educação de Dhampi, enquanto Lissa será educada para se tornar a rainha da elite Moroi. E ambas voltam a quebrar corações na Academia. No entanto, é dentro dos portões de ferro de São Vladimir que a segurança de Lissa e Rose está mais ameaçada. Os horríveis e sanguinários rituais dos Moroi, a sua natureza oculta e o seu fascínio pela noite criam um enigmático mundo repleto de complexidades sociais. Rose e Lissa vêem-se forçadas a deslizar por este perigoso mundo, resistindo à tentação de romances proibidos e nunca baixando a guarda, ou os Strigoi farão de Lissa um deles para a eternidade...


Opinião:
Tinha os quatro primeiros livros desta saga em casa parados na estante a ganhar pó. Comprei-os com um sentimento que iria gostar desta coleção, mas acabei por os deixar abandonados. Visto que no mês passado saiu o filme baseado neste livro, acabei por lhe pegar para ver o que poderia esperar do filme e devo dizer que o livro acabou por ser uma boa surpresa.

Rose é a guardiã da princesa. Não oficialmente, afinal de contas ainda não se graduou da academia, mas quando a princesa começa a sentir-se perseguida e com medo da própria sombra, Rose, que a conhece desde pequenina, confia nos seus instintos e acaba por a ajudar a sair da academia, vivendo diversos anos escondidas e conseguindo que ninguém as encontre. Sendo descobertas, apenas podem tomar uma decisão... continuar o seu estudo mas sempre com um olho aberto, afinal de contas, a princesa de quem toma conta é Lissa Dragomir, a última da sua linhagem e alguém com um poder demasiado forte para o seu próprio bem, poderes esses que poderão levá-la a conhecer diversos inimigos.

Como se não bastasse o dia a dia numa academia onde não querem estar, ainda têm que aturar os olhares de todos os estudantes nelas. Antes de desaparecerem, Lissa era a senhora popularidade e Rose era a bad girl da academia. Duas raparigas bem famosas que agora estão no final da "cadeia alimentar", além de que têm que sobreviver contra pessoas que não gostam delas mesmo sem as conhecerem. E o que é mais difícil de sobreviver do que a fúria de adolescentes?

Devo dizer que este livro me admirou. Admito que inicialmente estava a achar a personagem principal, que nos conta a história, muitíssimo irritante. Uma miúda mimada que parecia achar-se superior a todos e saber mais que todos. Isso irritou-me imenso na personagem. Mas à medida que a história avançava entrei totalmente na leitura e comecei a compreender que esta fachada de menina mimada não era mais que isso, uma fachada. Sabia que tinha que se proteger de alguma forma e essa era a sua forma. Além disso gostei imenso da grande amizade que Rose e Lissa tinham uma pela outra. Ambas se compreendiam melhor que ninguém e protegiam-se mutuamente deste pequenas, tudo devido à sua grande amizade e companheirismo

A escrita da autora é fluída e simples e de acompanhar. Vemos nela retratada os dramas de adolescente que qualquer um de nós já sofreu à medida que acompanhamos a história de duas amigas pela sua sobrevivência mútua enquanto que têm que ir contra tudo e todos para esconder segredos que poderão acabar com as suas vidas. Um livro que acabei por gostar e cujo final adorei e sem dúvida que brevemente irei ler o livro seguinte.

0 devaneios:

Enviar um comentário