terça-feira, 22 de abril de 2014

A Estação dos Ossos

Autora: Samantha Shannon
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 496
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724622040

Sinopse:
2059. Paige Mahoney tem dezanove anos e trabalha no submundo do crime da Londres de Scion, na zona dos Sete Quadrantes, para Jaxon Hall. O seu trabalho consiste em procurar informações invadindo a mente de outras pessoas. Paige é uma caminhante de sonhos, uma clarividente - e, no seu mundo, no mundo de Scion, comete traição pelo simples facto de respirar.
Está a chover no dia em que a sua vida muda para sempre. Atacada, drogada e raptada, Paige é levada para Oxford - uma cidade mantida em segredo há duzentos anos e controlada por uma raça poderosa, vinda de outro mundo, os Refaim. Paige é atribuída ao Guardião, um Refaíta com motivações misteriosas. Ele é o seu mestre. O seu professor. O seu inimigo natural. Mas, para Paige recuperar a sua liberdade, tem de se deixar reabilitar naquela prisão onde tem por destino morrer.


Opinião:
Admito... Foi especialmente a comparação com a autora J. K. Rowling que prendeu a minha atenção neste livro. Eu sou da famosa geração "Harry Potter". Cresci ao mesmo tempo que o protagonista dessa saga e adoro a escrita da autora, mesmo nos seus mais recentes romances, que tiveram tanto críticas positivas como negativas. E admito que isso foi um dos principais factores para começar a ler este livro. A verdade... não tem nada haver com a J. K. Rowling. Nem o tipo de magia é igual. Se gostei? Adorei! É o género de romance onde a fantasia se mistura com a realidade, o romance e o mistério.

Paige ainda é uma adolescente, mas uma adolescente com um poder muito grande e uma responsabilidade ainda maior. O seu pai é um grande cérebro de Scion, sendo uma pessoa muito respeitada no seio dessa comunidade. Mas é essa mesmo comunidade que tem como objectivo praticamente escravizar todos aqueles que são como Paige. Alguém que consegue viajar no "éter", entrando assim nos sonhos de outras pessoas e conseguindo ver auras de todos. Em Scion, ter esse poder e decidir ocultá-lo é a máxima traição, umas traição que leva à morte. A opção seria entregar-se e trabalhar em paz alguns anos para Scion, sendo que após esses anos de paz seria morta. Assim preferiu mil e uma vezes a liberdade nas ruas mais escuras e ocultas da cidade.

Repentinamente Paige começa a sentir que alguma coisa estranha se passa e decide fugir de casa, pois sabe que alguém vem atrás dela e quem quer que seja não vem simplesmente visitá-la. Apesar de estar em forma e conhecer a cidade como a palma da sua mão, acaba por ser apanhada e acorda num estranho lugar. Um lugar torturante e cruel. Mas este não é o seu destino final, acabando por descobrir que o nada é como ela pensava e que por detrás da crueldade da Scion está algo ainda pior.

Adorei! Este é um daqueles géneros literários que não é para todos e que infelizmente não é muito explorado cá em Portugal (o que é compreensível pois não é um género muito lido por cá), mas é um dos meus géneros favoritos. Nele é explorada a fantasia mas de uma forma única, conseguido tornar a magia em algo normal. Fazendo com que a acção se passe numa cidade que conhecemos e misturando os humanos normais com os humanos com capacidades, a autora conseguiu criar um livro que parece imensamente real, embora saibamos que não o é. E ainda melhor foi a descoberta de uns seres que eram praticamente "deuses". Seres que acham os humanos alguém inferior e que apenas existem para serem seus escravos. Paige é uma pessoa que está habituada a ultrapassar dificuldades e a viver no perigo, sendo alguém forte de espírito e opiniões fortes. Apesar de ser alguém que não dá muito nas vistas e que tenta viver à margem de tudo e todos, tem um magnetismo próprio, fazendo com que as pessoas se virem para ela em momento de perigo e a tentem proteger a todo o custo.

Há inúmeras personagens secundárias neste livro. Desde os companheiros de Paige no mundo do crime em Scion, pessoas fortes e determinadas que seguiram aquele caminho para tentarem ser livres, às diversas pessoas que são raptadas em conjunto com Paige e passando pelos tais "deuses", que são uma raça chamada Refaim e onde descobrimos que nem todos julgam que os humanos são simples servos para tratar a seu belo prazer.

A autora conseguiu criar um mundo fantástico, escrito com grande perícia e com personagens cativantes que nos prendem do início ao fim. Espero que a Casa das Letras continue a publicar esta saga, pois eu irei sem dúvida alguma continuar a lê-la.

0 devaneios:

Enviar um comentário