sexta-feira, 27 de junho de 2014

Prometo Amar-te

Autores: Krickitt Carpenter e Kim Carpenter
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 160
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722351393

Sinopse:
Kim e Krickitt conheceram-se por mero acaso, através de um contacto telefónico, em setembro de 1992. Em abril de 1993, encontraram-se pela primeira vez e sentiram que era como se sempre se tivessem conhecido. Entre as muitas afinidades que os aproximavam contava-se uma fé religiosa profunda. A 18 de setembro de 1993, uniam os seus destinos na Scottsdale Bible Church, em Phoenix, no Arizona. Mas a vida é cheia de surpresas e, menos de dez semanas mais tarde, um brutal acidente rodoviário iria pôr à prova o amor do jovem casal e a coerência dos votos que tinham proferido. Contudo, Krickitt perdera definitivamente a memória do tempo anterior ao casamento e nem sequer reconhecia aquele homem que dizia ser seu marido. Este livro é o relato de uma história verídica, que comoveu toda a América e inspirou um filme.


Opinião:
Admito... a curiosidade que eu tive por este livro não foi devido à sua capa nem à sinopse. Foi devido ao trailer do filme inspirado no livro que vi e que achei demasiado querido. Na altura nem sabia que o livro existia em português, mas quando soube tive que o ler! O trailer prometia um livro enternecedor e estava-me imenso a apetecer ler algo desse género.

Kim era treinador de futebol na escola onde trabalhava e queria que esta melhorasse a sua qualidade tanto a nível de jogadores como a nível de equipamento. Com este objetivo, contactou uma loja de desporto onde é atendido por uma mulher que tem um sorriso na voz e que está sempre pronta a ajudá-lo no que este necessita. Não conseguindo parar de pensar naquela voz nos dias seguintes, Kim arranja mil e uma desculpas para ligar constantemente para a loja de desporto à procura da dona daquela voz, de seu nome Krickitt.

Mas as chamadas de trabalho acabam por mudar e tornam-se chamadas mais pessoais, em que gostos e opiniões eram discutidos, acabando as personagens por trocarem os seus números pessoais de forma a poderem falar sempre que queriam. Numa altura em que os telemóveis não existiam e o custo das chamadas era algo absurdo, nem isso os impediu de se falarem diariamente. Até que decidiram conhecer-se e perceberam que estavam apaixonados um pelo outro. Após o seu casamento, nem um mês se havia passado e Krickitt teve um horrível acidente de carro, que a fizera perder toda a memória a curto prazo, o que incluía o marido.

Esta é um história mesmo querida e apaixonante. Pelo que li no livro houve vários pormenores que foram adicionados ou alterados no filme, pelo menos é isso que afirma o autor do livro, a personagem masculina da história, não fosse este livro não bem uma história mas um relato real da luta de Kim para reconquistar o amor da mulher da sua vida que o havia esquecido, para além de que a zona afetada do cérebro de Krickitt também a fazia ter constantes mudanças de humor, sendo que num momento era a pessoa mais querida à face da terra e no outro parecia que queria bater em alguém, nomeadamente em Kim.

A única coisa que me fez confusão no livro foram as constantes referências a Deus. Mas essa é aquela coisa que de certeza que é por eu não ser religiosa, pois há pessoas que vão buscar apoio Nele e força, o que é possível de observar através da narrativa deste romance, pois sempre que Kim se encontrava mais em baixo e deprimido, rezava para ganhar força para continuar.

Acabou por ser uma história fofinha e querida sem grandes floreados, contada como que um relato pela voz de Kim, sendo dessa forma possível sentir o que ele sentiu enquanto passava por esta provação. Um livro ternurento que aconselho aos mais românticos.

0 devaneios:

Enviar um comentário