quinta-feira, 24 de julho de 2014

O Teorema Katherine

Autor: John Green
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 272
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892326337

Sinopse:
Dezanove foram as vezes que Colin se apaixonou.
Das dezanove vezes a rapariga chamava-se Katherine.
Não Katie ou Kat, Kittie ou Cathy, e especialmente não Catherine, mas KATHERINE.
E das dezanove vezes, levou com os pés.
Desde que tinha idade suficiente para se sentir atraído por uma rapariga, Colin, ex-menino prodígio, talvez génio matemático, talvez não, doido por anagramas, saiu com dezanove Katherines. E todas o deixaram. Então ele decide inventar um teorema que prevê o resultado de qualquer relacionamento amoroso. E evitar, se possível, ter o coração novamente destroçado. Tudo isso no curso de um verão glorioso passado com o seu amigo Hassan a descobrir novos lugares, pessoas estranhas de todas as idades e raparigas especiais que têm a grande vantagem de não se chamarem Katherine.


Opinião:
John Green é um autor altamente conceituado. Tendo conquistado o mundo com o livro "À Procura de Alaska" e "A Culpa é das Estrelas", a sua popularidade aumentou consideravelmente quando este último foi adaptado brilhantemente ao cinema. Tendo os componentes perfeitos para filmes, a sua popularidade faz-me lembrar um pouco a de Nicholas Sparks, em que a partir do momento em que uma das adaptações dos seus livros se tornaram populares, todos os outros livros começaram a ser transformados em filmes (sim, porque neste momento o livro "Cidades de Papel" já se encontra a ser adaptado e os direitos de "À Procura de Alaska" já foram vendidos). Um autor com uma maneira muito própria de escrever e de transmitir os seus sentimentos e ensinamentos para papel, sendo isso o que o torna tão especial.

Colin é um prodígio. Com um QI superior ao de muitas pessoas Colin sabe que não é um génio. Porque um prodígio é alguém com facilidade em aprender. Um génio é alguém que descobre algo maravilhoso, não sendo obrigatoriamente um prodígio. Colin não se considera especial. Sabe que decora o que lê como ninguém, mas tirando isso, nada o difere de milhões de outras pessoas. Talvez tirando o facto de apenas ter namorado com Katherines. Dezoite Katherines, para ser mais concreta, sendo que a primeira Katherine que namorara tinha sido a sua décima nona namorada.

Decide então usar essa sua peculiaridade e tenta criar um teorema para demonstrar como será o futuro de todas as relações amorosas. Para isso usa como exemplo todos os seus relacionamentos com as diferentes Katherines. Durante uma viagem organizada pelo seu melhor amigo, Hassan, para esquecer a última Katherine, Colin acaba por descobrir que existe outro mundo fora dos livros e outras raparigas para além das Katherines.

John Green tem um talento para escrever sobre adolescentes. Sobre dramas adolescentes e as suas resoluções, para além das diversas lições que se podem tirar ao longo de todo o processo da adolescência. Mas faz isso sempre através de uma história que nada tem de comum e este livro não foi excepção. Nele conhecemos Colin, um rapaz deveras anti social mas muitíssimo inteligente, que quer deixar a sua marca no mundo, não sabendo bem como o fazer. Vemos o seu crescimento social à medida que conhece novas pessoas que o empurram para um novo mundo que não conhecia.

O autor tem uma escrita que nos permite facilmente familiarizarmos-nos com as personagens, especialmente a personagem principal, mesmo sendo esta alguém tão específico e com um feitio tão próprio como Colin. Transmite toda a sua vida e indecisões através de uma história muito simples mas com tantas peculiaridades que a tornam muito especial.

É uma escrita especial e embora não seja dos autores que eu leia de imediato, o autor faz sempre um trabalho notável nos seus livros e sem dúvida alguma que recomendo a todos os amantes dos romances do autor e, claro, a quem ainda não leu nada do mesmo.

0 devaneios:

Enviar um comentário