sexta-feira, 15 de maio de 2015

Desejo de Chocolate

Autora: Care Santos
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 384
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896576301

Sinopse:
Desejo de Chocolate é um livro que irá agarrar o leitor desde o princípio, pois a história é viciante e as três protagonistas, embora em séculos diferentes têm todas em comum, o facto de serem independentes e aguerridas. Uma história que atravessa três séculos e o que une estas três histórias é uma requintada chocolateira branca que pertenceu à filha de Luís XIV, Madame Adelaide.


Opinião:
Este é um daqueles livros que basta olhar para a capa para querer lê-lo. Tem uma capa chamativa, que nos diz que ao abrirmos este livro iremos encontrar algo que nos fará sorrir de imediato e essa foi a grande razão para o ter começado a ler. Este livro encontra-se separado em três histórias que não parecem estar relacionadas de forma alguma. A única coisa que as relaciona é uma pequena chocolateira de cerâmica que passa de mão em mão ao longo do tempo.

A primeira história é sobre um casal que parece ser feliz. Têm uma relação saudável, adoram-se mutuamente e continuam a amar-se como no primeiro momento em que se encontraram. Mas nem tudo é assim tão cor de rosa. Por muito que ame o marido, Sara sente uma grande necessidade de se encontrar com um antigo amigo. Um amigo que lhe dá uma liberdade e um prazer como ninguém mais consegue.

Seguidamente a chocolateira teima em seguir Aurora. Esta é uma rapariga que nascera bastarda, de uma mãe que trabalhava como empregada numa grande casa senhorial. Tendo a sua mãe falecido aquando o seu nascimento, Aurora é adoptada pela família que a sua mãe servia, servindo a filha da dona da casa, uma rapariga mimada que nascera no mesmo dia que Aurora.

Por fim conhecemos Mariana, esposa de uma grande inventor cujos inventos servem para melhorar o fabrico de chocolate. Mas quando o marido falece, Mariana acaba por ter que esconder esse facto para se proteger de pessoas que lhe querem roubar a invenção do marido e lucrar com ela.

Foi um livro que me deixou com sentimentos contraditórios. Por um lado adorei a linha condutora de toda a história. Foi uma forma inteligente de a autora abordar diferentes assuntos que de alguma forma tinham algo a ligá-los entre si. Por outro, admito que a capa apontava para algo mais parecido com um romance, algo que não aparece muito nesta história. Este livro tem um certo sentimento de Carlos Ruiz Zafón impregnado nele. O estilo de história, a forma como a autora a conduz. Admito que me lembrei imenso deste outro autor espanhol.

As histórias, pelo menos para mim, não estão todas ao mesmo nível, sendo que a que gostei mais foi a segunda. Adorei a história da personagem Aurora e como esta subira na vida de uma forma totalmente inesperada, mantendo de qualquer forma a sua maneira de ser. A primeira e a segunda eram estranhas histórias. A terceira facilmente me desapareceu do pensamento. Apesar de ter uma personagem feminina forte, não me prendeu e nem senti muita pena da personagem. Já a primeira história, deixou-me com um sabor agridoce. Foi um final demasiado estranho para mim. Começo mesmo a considerar-me com uma mente demasiado fechado após ler alguns livros, sendo este conto um dos que me levou a pensar de novo nisso.

Um livro que tem diferentes histórias que satisfazem o leitor de diferentes maneiras. É um livro cuja opinião depende muito de cada leitor, e por isso aconselho-vos a lê-lo e a dizer de vossa justiça.

0 devaneios:

Enviar um comentário