sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Reiniciada (Slated #1)

Autora: Teri Terry
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 488
Editor: Lápis Azul
ISBN: 9789898730237

Sinopse:
Kyla Davis está prestes a entrar numa nova vida. As suas memórias foram apagadas e, com elas, todo o conhecimento que tinha antes de ter sido Reiniciada. Como pena para um crime que, como tudo o resto, desconhece, tudo o que a identificava foi removido. Agora, Kyla tem à sua espera uma nova família e um novo início de vida, e a responsabilidade de cumprir tudo aquilo que esperam dela - caso contrário, as consequências poderão ser pouco agradáveis. Mas, mesmo enquanto se tenta adaptar à comunidade, Kyla começa a questionar. Há pessoas a desaparecer à sua volta e uma vigilância opressiva em que todos parecem estar apenas à espera que ela cometa o seu primeiro erro. E, algures por dentro, há memórias que lutam para surgir. Talvez ela não seja apenas a boa menina Reiniciada que todos lhe exigem que seja. Mas quem é, então?


Opinião:
Desde que este livro chegou a Portugal que o tenho estado a namorá-lo. Percebi pela capa que estava perante um livro young adult com vestígios de distopia e, por essa razão, não me conseguia negar a ler este livro!! Acabei por um conseguir através de uma amiga literária e mal tive oportunidade comecei a lê-lo.

Kyla passara meses e meses no hospital. Aí aprendera a falar, a andar e a reagir aos estímulos do ambiente. Quando lhe anunciam que finalmente a vão entregar a uma família de acolhimento, que a tratará como se fosse a sua filha, Kyla fica extremamente feliz, apesar de com medo de que alguma coisa os fizesse odiá-la, renegando-a. No seio da nova família descobre que tem uma irmã também ela reiniciada, que está totalmente adaptada e é muitíssimo feliz, uma mãe fria e distante mas que tem pequenos gestos que demonstram a sua grande bondade e um pai que nos poucos momentos que está com Kyla parece ser a pessoa mais simpática do mundo, mas que aparenta esconder muitos segredos.

À medida que o tempo vai passado, Kyla começa a descobrir que não é uma reiniciada qualquer e que algo de muito errado se passa com ela. Os seus psicólogos e todos aqueles que são responsáveis por ela e pela sua adaptação estranham o seu comportamento e o seu sentido crítico e lentamente Kyla compreende que o acertado é aceitar tudo o que lhe dizem...

Gostei deste livro. É verdade que não é um livro sem igual, mas lê-se imensamente bem e o mistério é revelado lentamente, sem pressa, prendendo o leitor do início ao fim. Cada página tem um novo mistério, uma nova pergunta que precisa de ser rapidamente respondida. Kyla começa a compreender lentamente que é diferente dos outros reiniciados e que os médicos sabem disso. Esta é a nossa personagem principal, uma rapariga extremamente curiosa e inteligente.

Mas temos outras personagens para além de Kyla. Personagens que a ajudam a descobrir porque é diferente e que a ajudam a abrir os olhos. Também temos um pouco de "racismo", por assim dizer, que se faz sentir entre os reiniciados e não reiniciados, onde lemos um pouco sobre a crueldade que muitas vezes ocorre entre adolescentes, mesmo nos nossos dias. E claro, não podemos deixar de falar deste livro sem referir a parte de distopia. Um mundo onde em vez de se levar criminosos para a polícia, estes poderão ter a oportunidade de viverem de novo, sem memórias do passado. Uma premissa que promete e que desperta a curiosidade a qualquer um, não? A mim despertou.

Um livro que gostei de ler. Pequeno e com uma escrita ideal para adolescente mas que dá para qualquer faixa etária (eu posso comprovar isso, afinal já não sou propriamente adolescente). Aconselho!

0 devaneios:

Enviar um comentário