quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A Criança N.º 44

Autor: Tom Rob Smith
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 368
Editor: Marcador
ISBN: 9789897541117
Coleção: Marcador Literatura

Sinopse:
A União Soviética de Estaline é, oficialmente, um paraíso, onde os cidadãos vivem livres do crime e apenas temem uma coisa: o todo-poderoso Estado. Defendendo este sistema, temos o oficial de segurança Leo Demidov, um herói de guerra que acredita no punho de ferro da Lei.
Mas quando um assassino começa a matar indiscriminadamente e Leo se atreve a investigar, este obediente servidor do Estado dá por si despromovido e exilado. Agora, apenas com a sua mulher ao seu lado, Leo tem de se debater para descobrir verdades chocantes a respeito de um assassino - e de um país onde o crime supostamente não existe.


Opinião:
Um livro que se tornou um filme. Admito que ainda não vi o filme, mas fiquei curiosa com a sinopse do livro e quis imenso lê-lo. Já em relação à capa, compreendo que seja um truque de marketing, mas não gosto nada de capas que são os posteres dos filmes. Gosto de capas próprias, capas de livros, se é que me entendem.

A segunda guerra mundial é uma altura negra na história da humanidade. Crimes comedidos pelos motivos mais idiotas possíveis e assassinos que se denominavam líderes de uma comunidade que vivia em medo de tudo e todos aqueles que os rodeavam. Muitos romances foram escritos do ponto de vista das principais vítimas. Todos sabemos os horrores por que passaram, e sabemos, pelo menos teoricamente o que sofreram. Mas poucos livros existem sobre aqueles que os mataram, aqueles que os fizeram sofrer. Sobre o porquê de seguirem aquelas ordens, sobre as crenças desses homens. Este é um livro que apesar de ser ficção, vira-se um pouco para esse tema. Leo Demidov é um oficial de alta patente na época de Estaline. Um dos homens de confiança do exército e um dos que aplicava as regras dessa época. Um homem que se orgulhava do seu trabalho e que acreditava estar a tornar o mundo um lugar melhor.

Mas é também um homem que põe em causa as suas crenças quando um crime horroroso de um rapaz que foi assassinado a sangue frio é varrido para baixo do tapete para o governo não se mostrar fraco e disfuncional. Decidido a tentar perceber o que se passara ali na realidade, é a vez de Leo, um verdadeiro amante da política em que vive, ver-se afetato pelos princípios que tanto defende. É nessa altura que compreende que talvez nem tudo devesse estar como estava e que o mundo estava virado de pernas para o ar, estando a lei a ser tudo menos respeitada.

Foi um livro em que me custou a entrar na narrativa, pelo menos a princípio. Com o andamento da narrativa comecei a gostar do que estava a ler e não só a história me prendia, como adorei as personagens. São personagens fortes e foram muitíssimo bem aprofundadas. Bem estudadas e muitíssimo bem caracterizadas. A luta interior de Leo entre o que está certo e errado e as normas e regras em que acreditou toda a vida são o fio condutor da história e é esse fio que me prendeu até ao final de toda a narrativa.

Um livro em que me custou entrar, mas quando entrei na narrativa não a consegui largar!!

0 devaneios:

Enviar um comentário