quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Saída da Escuridão

Autora: Tina Nash
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 276
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789897413421

Sinopse:
Ela amava-o muito. E ele tirou-lhe os olhos...
Em 1999, quando Tina Nash, de dezanove anos, conheceu Shane, alguém a avisou de que ele era perigoso. Mas quando o encontra uma década mais tarde, vê primeiro e acima de tudo um homem cujos braços lhe dão uma enorme sensação de segurança. Completamente apaixonada, é incapaz de reconhecer como o seu amante se pode tornar agressivo.
Ao fim de oito meses surge o primeiro ataque violento, e Tina rompe com ele. No entanto, o amor prevalece sobre o instinto de autopreservação. «Eu agora era como uma viciada em drogas que só ficava feliz quando conseguia a minha dose - a minha dose de Shane.»
Esse vício é mais forte do que a dor, o medo e a humilhação. As agressões continuam, a polícia é chamada… como consegue ela suportar? No entanto, Tina tolera mais torturas. Shane maltrata-a também à frente dos filhos, mas ela ainda acredita que é sempre a última vez e que agora ele vai mudar. Esta esperança termina a 20 de abril de 2011, com o ataque mais brutal. Shane passou doze horas a torturar uma Tina inconsciente e cegou-a...


Opinião:
Este livro era pequenino e visto ser uma história real estava muito curiosa para o ler. Foi um livro que li de uma só vez, mas que me deixou imensamente confusa e preocupada com o pensamento das pessoas que têm a mesma mentalidade que Tina.

Tina sempre gostara dos "bad boys". Adorava os homens com muitos músculos e com ar ameaçador. Mas que ao mesmo tempo eram amorosos e atenciosos com ela. Já tinha tido relacionamentos abusadores mas fora senhora de si mesma para sair com os dois filhos e criar uma vida para si, sendo independente e feliz. Mas é quando revê uma antiga paixoneta de adolescente que a sua vida muda para todo o sempre. Shane era tudo o que Tina adorava nos homens. Músculo e carinho. Era só o que via nele, além de que os filhos adoravam-no!!

Mas passado alguns meses Shane começa a mostrar-se ameaçador, ciumento e controlador. Basta Tina dizer bom dia a alguém, seja homem ou mulher, que Shane não aguenta e fica louco! Nem um ano passara e Shane muda-se para casa de Tina onde pouco tempo depois se torna ameaçador. Mais pelos seus filhos do que por ela manda-o embora, mas não aguenta a distância e acaba por perdoa-lo... vezes demais!!

Fiquei sem saber bem o que pensar ao ler este testemunho. Durante grande parte da narrativa Tina sabe que estão a maltratá-la. Sabe que aquilo não é normal. Sabe que aquele relacionamento é abusivo. Mas pensa constantemente que ele a ama. Que ele sabe ser amoroso. Que aquilo foi um deslize e que ele rapidamente voltará a ser o seu protetor. Quase que parecia que ela gostava que lhe batessem! Perdoava-lhe tudo. As pessoas queriam ajudá-la e ela dizia que elas não compreendiam. Acredito que só quem passa por uma relação dessas sabe o que acontece, mas atingiu-me um pouco ela saber que daquela relação só podiam sair coisas negativas mas mesmo assim perdoava-o... E voltava a perdoar...

Um livro que me atingiu não pela crueldade a que Tina foi sujeita, mas pela mentalidade dela em relação a tudo.

0 devaneios:

Enviar um comentário