quarta-feira, 16 de março de 2016

Aqui e Agora

Autora: Ann Brashares
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 272
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722353687

Sinopse:
Prenna James é uma jovem de dezassete anos que imigrou para Nova Iorque quando tinha doze. Só que Prenna não chegou a Nova Iorque vinda de outro país… ela veio de outro tempo, de um futuro onde uma doença transmitida através de mosquitos se tornou uma pandemia arrasadora que deixou o mundo em ruínas. Prenna e as outras pessoas que conseguiram escapar são obrigadas a seguir um conjunto de regras muito rígido: nunca revelar de onde são, nunca interferir com o curso da história e nunca, em circunstância alguma, estabelecer uma relação mais íntima com alguém que não faça parte da comunidade. Prenna faz tudo como lhe dizem, acreditando que está a ajudar a prevenir os problemas que um dia vão assolar o planeta. Mas tudo isso irá mudar no dia em que Prenna conhece Ethan Jarves…Emocionante e arrebatador, Aqui e Agora é um romance que lança um olhar sobre um amor impossível e a oportunidade de mudar o futuro.


Opinião:
Este era um livro que queria ler há imenso tempo. Mais pela capa do que por qualquer outra razão. A sinopse chamava-me a atenção, mas não a achei nada de especial, não sendo assim o principal motivo. Acabei por me deparar com um livro estranho que só se começara a desenvolver a partir de metade e que me remetia a diversos outros livros que já tinha lido. Foi uma leitura rápida devido ao tamanho do livro, mas não foi uma leitura que me prendesse e me desse vontade de continuar a ler.

Prenna fora uma das escolhidas para regressar atrás no tempo, para viver uma nova vida e para se esquecer de tudo pelo que passara. A sua família agora consistia apenas na sua mãe, pois não tinha sido permitido o pai viajar com elas para o passado e o irmão morrera com uma das doenças do futuro. Acontece que no futuro a terra é infectada por uma doença transmitida por mosquitos. Esta doença mata todos aqueles que são infectados e não há cura alguma, apenas se pode ter cuidado para não se ser o próximo da lista. Um mundo em que quase não existiam pessoas vivas e saudáveis.

Quando Prenna volta ao passado não consegue perceber como é que todos reclamam com o que quer que seja. Nunca se sentira mais livre, feliz, despreocupada. A escola é a sua única e maior preocupação e não existem pessoas a morrer devido a mosquitos e doenças desconhecidas. Mas essa vida simplista complica quando Prenna começa a questionar tudo à sua volta. Prenna está no passado mas a sua vida acaba por ser muito estrita devido às regras para não levarem nada do futuro para o passado. E isso inclui relacionamentos, estando os seres humanos do futuro proibidos de relacionarem-se romanticamente com os seres humanos do presente, algo que para uma rapariga adolescente não é propriamente fácil! Ainda por cima um rapaz por quem tem algum interesse parece que sente o mesmo, aparentando até mesmo saber algo sobre o seu futuro.

Por um lado a história era interessante. Prenna é uma rapariga curiosa que começa a questionar todas as regras que o seu povo, por assim dizer, tinha. Só que alguma regras parecem ser verdadeiras e outras simples mentiras para os meter na linha e é aqui que Prenna tem que compreender o que é verdade e o que é mentira, pois são essas decisões que lhe poderão mudar toda uma vida. A linha da história é interessante e mantém o leitor preso do início ao fim, mas acaba por não ser o grande ingrediente da narrativa, pelo menos para mim. A parte de romance também me interessou, mas achei que a autora podia ter ido mais além.

De tudo, o que mais me marcou foi o final. Um final muito real e para mim o mais lógico. Aquele que magoa menos pessoas e que acaba por ser o caminho que no mundo real teríamos que tomar.

Um livro que não me marcou muito, mas que tem uma boa linha de história.

0 devaneios:

Enviar um comentário