domingo, 21 de agosto de 2016

A Viúva

Autora: Fiona Barton
ISBN: 9789896577568
Edição ou reimpressão: 2016
Editor: Editorial Planeta
Páginas: 360

Sinopse:
A MULHER
A existência de Jean Taylor era de uma banalidade abençoada. Uma boa casa, um bom marido. Glen era tudo o que sempre desejara na vida: o seu Príncipe Encantado. Até que tudo mudou.

O MARIDO
Os jornais inventaram um novo nome para Glen: monstro, era o que gritavam e lhe chamavam. Jean estava casada com um homem acusado de algo impossível de imaginar. E à medida que os anos foram passando sem qualquer sinal da menina que alegadamente raptara, a vida de ambos foi sendo escrutinada nas primeiras páginas dos jornais.

A VIÚVA
Agora, Glen está morto e pela primeira vez Jean está só, livre para contar a sua versão da história.


Opinião:
Este livro mal chegou às livrarias chamou a atenção de muita gente, não apenas de bloguers mas de imensos leitores. A editora fez uma boa publicidade em redor do livro e a capa em conjunto com a sinopse foram uma grande ajuda. A autora era uma jornalista que cobrira imensos casos de desaparecimentos e gostava de imaginar o que poderiam dizer as mulheres se os maridos acusados desaparecessem. Será que teriam algo mais para contar? Ou será que simplesmente ficariam caladas para todo o sempre?

Jean Taylor era conhecida na pequena cidade onde morava por ser uma mulher afável, simpática e bonita, que prendia a atenção das pessoas pela sua humildade e preocupação para com os outros. O marido era um homem com um bom trabalho e juntos tinham uma vida simples a dois, pois infelizmente não podiam ter filhos. A única pedra no sapato daquele casal aparentemente perfeito.

É então que, de repente, naquela terra em que nada se passa, uma criança desaparece enquanto estava a brincar no jardim da sua casa. A mãe fora para dentro de casa por breves instantes e quando regressara a filha tinha desaparecido, estando no seu lugar um pacote de doces, o que provavelmente teria servido para atrair a filha.

Em que é que a família perfeita de Jean poderia estar relacionada com o desaparecimento desta criança? Jean pensaria que nada, até que a polícia lhe aparece à porta, prendendo-lhe o marido e acusando-o do desaparecimento da criança, mudando-lhe a vida para sempre.

Este livro tem um bom ritmo e algo que eu adoro neste tipo de policiais/thrillers... os capítulos são separados por personagens. Ora temos um do ponto de vista da esposa, como do ponto de vista do polícia, do marido e da jornalista. E ora temos a ação no presente, em que o marido de Jean se encontra morto e esta está a ser constantemente abordada por jornalistas para verem se a esposa, agora sem a influência do marido, conta algo sobre o desaparecimento da criança, ora temos a ação no passado, onde vemos a aflição da mãe da menina e o desespero do polícia.

Desde o início que Jean se revelou alguém muito diferente do que se mostrava ao mundo. Por fora parecia ser querida, preocupada, mas quando líamos a ação do seu ponto de vista encontrávamos alguém cheio de dúvidas em relação ao marido e à sua vida, que via todos como seus inimigos e que apenas queria regressar ao passado.

É um livro que prende o leitor e este quer saber rapidamente o que anda Jeana esconder, porque sim, desde o início percebemos que ela sabe muito mais do que aquilo que afirma. É este mistério em volta d"'A Viúva" que me prendeu e gostei imenso de conhecer esta autora.

Uma boa aposta da Planeta, que recomendo sem reservas.

0 devaneios:

Enviar um comentário