terça-feira, 9 de agosto de 2016

Livre para Amar

Autora: J. A. Redmerski
ISBN: 9789722357647
Edição ou reimpressão: 2016
Editor: Editorial Presença
Páginas: 384

Sinopse:
Sienna Murphy gosta de planear cuidadosamente cada pormenor da vida. Depois de terminar a faculdade, arranjou um emprego bem remunerado e alcançou a estabilidade com que sempre sonhara. Um dia, durante uma viagem de trabalho ao Havai, Sienna conhece o surfista Luke Everett e, atraída pelo seu charme descontraído e despreocupado, decide cancelar todos os compromissos e ficar no Havai mais duas semanas. Luke é o oposto de Sienna, mas, à medida que a conhece melhor, não consegue evitar a profunda ligação que sente. Só que Luke não pode dar a Sienna um final feliz, pois o segredo que esconde ameaça abalar o futuro…


Opinião:
Desta autora já tinha lido o livro Entre o Agora e o Nunca e foi um livro que gostei imenso. Na altura fiquei totalmente presa no drama adolescente que se estava a desenrolar e adorei o desenvolvimento das personagens. Foi um dos primeiros livros dentro deste género que na altura chegava a Portugal e foi um dos primeiros que li, adorando-o. Este admito que não foi um amor tão à primeira vista, mas gostei da narrativa e é um livro que se lê bem, embora não seja nada de extraordinário.

Sienna é uma pessoa conservadora na maneira de agir e de pensar, tendo que ter tudo muito organizado antes de agir. Tudo na sua vida gira à volta de organização, desde a sua vida pessoal à profissional. Esta última é cada vez mais o seu refúgio, pois com o passar dos anos as desilusões amorosas que tivera fizeram-na desacreditar no amor. Quando o trabalho a leva a viajar até ao Havai, a personalidade demasiado organizada de Sienna quase a impede de se divertir e de descobrir aquilo que o Havai tem que maravilhoso. Até conhecer Luke, um surfista despreocupado que apenas quer aproveitar a vida ao máximo.

Luke é um homem de sonho, lindíssimo de morrer, simpático, divertido e charmoso, que prende a atenção de Sienna desde o primeiro instante. E parece que a atração é mútua. Luke, apesar de Sienna ser uma pessoa totalmente diferente daquelas com quem se dá, não consegue largá-la, divertindo-se imenso com aquela estranha mulher. Mas os receios do passado acabam sempre por vir ao de cima, e quando num relacionamento confiança não é a palavra de ordem, por vezes pode ser difícil aprofundar esse mesmo relacionamento.

Foi um livro de fácil leitura. A escrita da autora não era estranha para mim, sendo uma escrita simples que prende o leitor à narrativa desenvolvida e às personagens. Apesar de prender e de eu querer saber como é que estas personagens acabariam juntas, a realidade é que não senti grande ligação com elas. Luke, que era quem tinha uma história passada complicada, acaba por não se desenvolver muito ao longo da narrativa e mesmo as decisões que este tomava, que supostamente serviriam para demonstrar como ele tinha mudado, não me transmitiam essa mudança. Já Sienna cresceu um pouco mais como personagem, mas a sua forma de ser não permite que o leitor a conheça por aí além, tendo de retirar as suas próprias conclusões pelas suas ações.

Foi um livro com uma história que tinha mais pernas para andar do que aquilo que foi mostrado, mas que infelizmente a autora não souber explorar. Apesar disso a narrativa prende o leitor e este quer saber o que se passa com as personagens e como estas irão terminar, sendo que a escrita fluída da autora ajuda viagem de autodescoberta.

Um livro bom para relaxar, mas que não é nada de outro mundo.

0 devaneios:

Enviar um comentário