quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Fangirl

Autora: Rainbow Rowell
ISBN: 9789897102097
Edição ou reimpressão: 10-2015
Editor: Edições Chá das Cinco
Páginas: 448

Sinopse:
Cath ama os seus livros e a sua família. Haverá espaço para mais alguém? Todo o mundo é fã dos livros de Simon Snow. Mas Cath vai mais longe: ser fã desses livros tornou-se a sua vida. Ela e a sua irmã gémea, Wren, refugiaram-se na obra de Simon Snow quando eram miúdas, e na verdade foi isso que as salvou da ruína emocional que foi a perda da mãe. Ler. Reler. Interagir em fóruns, escrever ficção baseada na obra de Simon Snow, vestir-se como as personagens dos livros. Mas essas fantasias deixam de fazer sentido quando se cresce, e enquanto Wren facilmente abandona esse refúgio, Cath não consegue fazê-lo. Na verdade, nem quer. Agora que vão para a universidade, Wren não quer ficar no mesmo quarto de Cath. E esta fica sozinha e fora da sua zona de conforto. Partilha o quarto com uma miúda arrogante; tem um professor que despreza os seus gostos; um colega atraente mas que apenas fala sobre a beleza das palavras... e, ainda por cima, Cath não consegue parar de se preocupar com o seu pai, tão querido, frágil e solitário. A pergunta paira no ar: será que ela consegue triunfar sem que Wren lhe dê a mão? Estará preparada para viver a vida em seu nome? Escrever as suas próprias histórias? E se isso significar deixar Simon Snow para trás?


Opinião:
Depois de ler Eleanor e Park, estava decidida a ler mais livros desta autora. E como no meu ereader tinha mais uns quantos livros seus guardados e prontos a serem lidos, voltei a virar-me para esta autora e para mais um livro young adult.

Cath é viciada nas aventuras de Simon Snow. Adorando tudo o que se relaciona com escrita, e sonhando ser escritora, a sua grande aventura literária é escrever fan fiction sobre as aventuras de Simon Snow. Algo que inicialmente era uma pequena aventura mas que depressa se torna como que num trabalho a tempo inteiro, tendo Cath fãs espalhados por todo o mundo. A sua grande ajuda é a irmã gémea, Wren, que apesar de menos viciada, adora ler as histórias da irmã a ajudá-la o máximo que pode.

Ou pelo menos assim era até entraram para a universidade. Wren está decidida a crescer e ter uma entidade própria, a não ser conhecida como uma das gémeas. Por isso decide não ficar no mesmo quarto que a irmã Cath. Para Wren está é uma decisão lógica, mas para Cath, sendo esta mais tímida, é a pior coisa que lhe poderiam ter dito...

A sorte de Cath acaba por ser a sua estranha colega de quarto e o seu ainda mais estranho namorado. Quer dizer... será mesmo namorado? Cath não conseguia bem dizer... Duas pessoas muito diferentes de todas as outras que ela conhecia, mas que nos momentos mais oportunos estavam lá para a apoiar e ajudar. Mas Cath continua com pouco tempo para outras pessoas na sua vida! Tem que manter os fãs felizes, tem que continuar a criar mais histórias fantásticas com o seu querido Simon. Mas todos os problemas com que se defronta acabam por a fazer ter que escolher entre o mundo real e a ficção que tanto adora... Qual será a escolha de Cath?

Gostei muito deste livro. Cath fez-me lembrar um pouco de mim mesma quando era mais nova. Não era tão tímida como ela, mas tinha o meu próprio mundinho. Gostava de estar sossegada, sem ninguém a chatear e com o computador como meu melhor amigo. Tal como Cath cresci e comecei a deixar esse mundo virtual totalmente de lado. Tal como ela aprendi que as pessoas reais são aquelas que estão lá quando precisamos, que elas é que são os nossos melhores amigos e apoiantes.

Também acompanhamos o romance de Cath com o suposto namorado da sua colega de quarto. Um romance extremamente querido e totalmente de adolescente, que me derreteu totalmente. Adorei a história entre eles. A insegurança patética que muitos de nós têm no primeiro amor. 

Foi um livro que me prendeu e identifiquei-me imenso com a Cath, sendo esse um dos grandes motivos para não ter descansado enquanto não tinha chegado ao fim deste romance. Aconselho!!

1 devaneios:

redonda disse...

Vou tentar encontrá-lo.

Enviar um comentário