quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Gregor - A Segunda Profecia

Autora: Suzanne Collins
ISBN: 9789722358118
Edição ou reimpressão: 03-2016
Editor: Editorial Presença
Páginas: 256

Sinopse:
Meses depois de ter caído pela conduta de ar, descobrindo os estranhos habitantes da Subterra, a vida de Gregor parece entrar na normalidade. Jurou nunca mais voltar àquele mundo aterrador vários quilómetros debaixo de Nova Iorque. No entanto, apesar de ser um rapaz com pouco mais de 11 anos, Gregor está destinado a grandes feitos. Uma nova profecia coloca-o no centro dos acontecimentos. Mais uma vez, os subterrestres precisam da sua ajuda. Cedo se apercebem de que só conseguirão arrastá-lo de volta à Subterra raptando Boots, a sua irmã mais nova. Gregor vê-se forçado a reencontrar Ares, o seu morcego, e Luxa, a princesa cheia de rebeldia. E assim partem juntos em busca de Bane, um gigantesco rato branco destinado a trazer o caos à Subterra.


Opinião:
Depois de ler o primeiro livro desta trilogia tinha curiosidade em saber mais sobre o que aconteceria a Gregor e à sua família. E devo dizer que o início deste livro mostrou mais uma vez o que disse sempre sobre a autora. Esta escreve sobre situações e pessoas reais. Não tem medo de tornar a história mais triste ou pesada com a realidade da "vida" e sabe perfeitamente desenvolver a narrativa em torno disso sem a tornar demasiado negra.

Gregor e a sua irmãzinha Boots tinham tido a aventura da sua vida há diversos meses atrás. Agora Gregor tenta esquecer essa aventura e para isso nada melhor do que tentar voltar à normalidade. Mas a sua vida, que já era difícil após o desaparecimento do pai, ficou ainda mais complicada quando este voltou. Resultado da desnutrição e dos maus tratos a que fora sujeito quando estivera em cativeiro, a família de Gregor gasta imenso dinheiro para trazer de volta ao pai a saúde pela qual era conhecido. Mas todos os tratamentos fazem com que esta família caia num buraco financeiro do qual é difícil sair...

Preocupado com estes problemas, a vida de Gregor ainda se torna mais difícil quando a sua irmã é raptada por seres da Subterra, pelas suas grandes amigas, as aranhas!! Gregor não pode regressar para casa sabendo que a irmã está desaparecida e acaba de novo por regressar à Subterra, onde descobre que uma segunda profecia o envolve a ele e à sua irmãzinha. Uma profecia que descreve, de forma poética e enigmática, que algo de sério poderá acontecer à sua irmã!! Tudo devido a um novo ser maligno que se irá erguer entre os ratos.

Mais uma vez, este livro é muito diferente dos Jogos da Fome, tal como o livro anterior este é direcionado a um público mais jovem. Neste caso a autora decide apostar mais no desenvolvimento das personagens e menos na aventura. Nota-se que o livro anterior, quando a autora decide apresentar-nos este novo mundo, tem muito mais aventura e foi a partir dessas aventuras que nos foi apresentada a Subterra. Já neste título, a autora decidiu avançar com o desenvolvimento das personagens, especialmente de Gregor. Vemos toda uma luta interna enquanto acompanhamos o nosso herói. Uma luta entre o certo e o errado e em como as suas ações o poderiam ou não mudar.

Gostei muito deste livro, mas mais uma vez digo que é mais indicado para um público mais jovem.

0 devaneios:

Enviar um comentário