sábado, 11 de fevereiro de 2017

Incarnate - Encarnação

Autora: Jodi Meadows
ISBN: 9789898730206
Edição ou reimpressão: 05-2015
Editor: Lápis Azul
Páginas: 352

Sinopse:
Quando Ana nasceu, o mundo mudou. Durante cinco mil anos, o mesmo milhão de almas renasceu uma e outra vez, guardando consigo a memória das experiências vividas e de tudo o que aprenderam. Mas Ana é nova. Não é nenhuma das almas que todos conhecem desde o princípio de tudo e, por isso, a sua existência é, para muitos, perturbadora.
Temida ou desprezada pela maioria, incluindo a sua própria mãe, Ana quer apenas descobrir quem é e porque nasceu. São essas as razões que a levam a partir em busca de respostas. Mas a perigosa jornada até a cidade Coração é apenas o início da aventura e, contando apenas com a proteção de um amigo inesperado, Ana está longe de imaginar que o seu mistério se prende com o coração da própria cidade.


Opinião:
Esta capa é lindíssima e foi essa a grande razão para querer ler este livro. Mas visto não conhecer de forma alguma a autora, a editora e outros detalhes andei meio pé atrás durante algum tempo, até me ter decidido finalmente por ler este livro.

O mundo é habitado por pessoas que morrem e voltam a renascer. Pessoas que têm relacionamentos demasiados adultos e que sabem mais da vida e do mundo do que qualquer um de nós. Do que Ana! Ana nasce e pensa que é uma pessoa como qualquer outra, até se aperceber que tem que aprender a ler, a falar, a andar. Todos em seu redor são demasiado responsáveis para a idade, cultos, sabedores do mundo em seu redor. Ana acaba por crescer com uma mãe abusadora que a odeia, sendo renegada por todos até compreender que ela é nova, que a sua alma é novinha em folha, ao contrário de todas as outras pessoas em seu redor, que têm almas que já renasceram centenas de vezes e que se conhecem de outras vidas e mundos.

Para Ana existir uma destas antigas almas, conhecida por todos naquela terra, tinha morrido e isso fizera com que Ana fosse renegada e odiada por muitos... Até conhecer Sam, que acaba por a "adoptar", tratando-a com amor e carinho, algo que ela não conhecia...

É um livro para uma camada mais jovem de leitores, tendo uma escrita bem construída e com um crescimento lógico. Acabamos por ter uma história com uma personagem extremamente querida e adorável, mas que acaba por ter atitudes que, apesar de a autora querer fazer parecer adultas, acabam por demonstrar a juventude da personagem, o que também funciona bem, afinal estamos perante uma alma "jovem" e "nova".

A história centra-se em duas bases. Na relação abusiva de Lin e Ana e na relação amorosa e esquisita entre Ana e Sam. Se na primeira temos um ódio que por mais que tentemos não compreendemos, na outra temos um carinho que também fica um pouco aquém da razão.

Ficamos com imensas perguntas e isso faz com que tenhamos mais vontade de saber o futuro da trilogia, que apesar de ser virada para um público young adult, não deixa de ser uma leitura agradável para um público mais adulto e conhecedor do género literário.

0 devaneios:

Enviar um comentário