quarta-feira, 1 de março de 2017

O Mar Infinito

Autor: Rick Yancey
ISBN: 9789722355889
Edição ou reimpressão: 07-2015
Editor: Editorial Presença
Páginas: 272

Sinopse:
É a derradeira batalha entre a vida e a morte, a esperança e o desespero, o ódio e o amor.
A Terra foi invadida por extraterrestres - os Outros -, que têm como único objetivo o extermínio de toda a população do planeta. Sem aviso, lançaram quatro vagas de destruição que devastaram parte da humanidade. Cassie Sullivan e os seus companheiros contam-se entre os poucos que sobreviveram.
Agora, com a espécie humana quase extinta e com uma quinta vaga em marcha, os jovens têm de tomar uma decisão crucial: enfrentar o duro inverno e ficar à espera que Evan Walter regresse, ou partir à procura de mais sobreviventes antes que o inimigo se aproxime demasiado - porque o próximo ataque é mais do que possível, é inevitável. Ninguém é capaz de prever até onde os Outros podem descer, nem estes sabem o quanto a humanidade se pode erguer.
O Mar Infinito é o segundo volume da trilogia A 5.ª Vaga.


Opinião:
Depois do primeiro título desta trilogia e apesar de não ter achado a narrativa nada de especial, estava muito curiosa para saber o que iria acontecer. As personagens aparentavam ainda ter muito a crescer, especialmente o nosso "Zombie" que me prendera imenso no primeiro livro e que neste livro quase desaparece.

Finalmente Cassie está reunida com o irmão. Já poderá cumprir a promessa que fizera ao pai e protegê-lo das vagas o melhor que conseguir. E para isso já não está sozinha, mas sim com um grupo de crianças soldado que apenas pensam em lutar e destruir aqueles que lhes tiraram a infância e inocência.

Enquanto todas estas questões flutuam na mente deste novo (e maior) grupo, Cassie aguarda o regresso de de Evan, por quem está completamente derretida e a quem deve a vida do irmão e a sua.

Muito sinceramente, eu já não achei tanta graça quando isso ao primeiro livro (que sei que muitos adoraram). Aliás, este livro, que para mim ainda foi mais fraco, tirou-me grande parte da vontade de querer continuar a acompanhar a trilogia. Cassie, supostamente a grande protagonista, é um pãozinho sem sal neste volume e só isso, deita água abaixo grande encanto da narrativa. Evan, a personagem que torna Cassie em alguém interessante, está desaparecido grande parte do livro e nota-se logo a falta de uma peça fulgrar na história.

Quem salva o barco de se afundar é Ringer. Uma personagem que chama de imediato a atenção no primeiro livro pela forma rápida e despreocupada que tem em lidar com as coisas, Ringer é capaz de desfazer quem quer que lhe faça frente, mesmo que este alguém seja uma suposto amigo. Mas para os verdadeiros acaba por ser simpática e tenta protegê-los a todo o custo, o que muitas vezes quase lhe custa a vida. Ringer foi a vida de toda esta narrativa. Os seus pensamentos afiados e determinação salvaram, na minha opinião, algo que estava prestes a afundar. E o seu pequeno romance com Razor foi mesmo querido, apesar do final.

Um livro que ficou muito aquém das expectativas e não me parece que vá continuar a ler a coleção.

0 devaneios:

Enviar um comentário