Quem sou eu?

A minha fotografia

Anteriormente conhecida como v_crazy_girl, a 30 de Agosto de 2014 essa conta foi apagada, tendo assim decidido criar algo mais pessoal e próprio para o blogue literário de longa data.

Na Mesa de Cabeceira...

Na Mesa de Cabeceira...
"A Química do Amor" de Emily Foster

Passatempo

Passatempo
Resultados!

Seguidores

Com tecnologia do Blogger.

Facebook

Arquivo do Blogue

quarta-feira, 9 de agosto de 2017
Autor: Terry Brooks
ISBN: 9789896379087
Edição ou reimpressão: 01-2016
Editor: Saída de Emergência
Páginas: 528

Sinopse:
Milhares de anos depois da destruição do mundo tal como o conhecemos, uma nova lei impera sobre o mundo: a da magia. No entanto, avizinha-se uma ameaça terrível: uma horda de demónios impiedosos começa a trazer a morte e a destruição sobre todos os povos. Apenas Wil Ohmsford, último herdeiro da linhagem de Shannara, detém o poder para proteger a princesa Amberle numa demanda impossível para salvar o mundo. Mas quando o próprio Ceifador lidera as hostes negras para os capturar, será Wil capaz de controlar a magia das misteriosas Pedras Élficas de Shannara?


Opinião:
Já tinha visto a série que tinha sido inspirada neste livro e tinha imenso receio do que ia encontrar. Por norma os livros são bem melhores do que as séries, mas eu sinto-me sempre "enganada" se primeiro vir o filme e apenas no final ler o livro. Acho que é sempre preferível ao contrário (livro - filme). E acho que este é um daqueles livros... piores que o filme (neste caso série). Não, não é um mau livro, mas nota-se que na série decidiram aprofundar mais os personagens e as suas maneiras de ser e laços uns com os outros. E aqui isso não aconteceu...

A linha de Shannara está perto do fim. Apenas sobra Will Ohsmsford, um meio elfo que estava habituado a viver feliz e sossegado no bosque sem ninguém a quem prestar contas. Um ser que sempre escondera as suas orelhas, a única prova que também tem sangue élfico. Prefere manter tal facto escondido, especialmente agora que os caçadores frutíferos fazem de tudo para apanhar umas quantas orelhas de elfo, que valem uma fortuna.

Mas quando menos espera aparece o grande Allanon, um feiticeiro, o último da sua espécie, para vir buscar Will. Há várias décadas atrás os maiores e melhores elfos e feiticeiros fecharam todos os espíritos maus e cruéis do mundo na Ellcrys, uma árvores mágica em que cada folha era um ser aprisionado. Esta árvore era guardada na terra do elfos e todos os anos novos guardiões eram nomeados. Durante o recente ano aperceberam-se de algo muito grave... a Ellcrys estava a morrer e a libertar os demónios que havia aprisionado e isso acordara Allanon, que percebera que apenas alguém com sangue da linha de Shannara poderia acompanhar a princesa Amberle, a última protetora viva da árvore, de forma a salvarem o mundo...

Durante toda a viagem temos uma visão diferente deste mundo que já nos tinha sido apresentado anteriormente (no primeiro livro da saga), e é giro ver como tanta coisa mudou. Como menos povos existem, e como alguns dos mais poderosos tentam manter-se à margem para viverem as suas vidas sossegados. As personagens não foram tão desenvolvidas como na série e parece que as compreendemos menos e sentimos menos afinidade por elas do que na série. Acho que de todas as personagens, a única que se desenvolveu melhor no livro foi Amberle, a princesa. Mas de resto...

O Will de quem gostei muito na série aqui era um pau mandado... O Allanon ainda me pareceu mais mandão do que na série. E Eretria, a minha personagem favorita de toda a série parecia uma "oferecida" que tudo faria pela liberdade. Acho que gostei mais da série, algo que não é costume. A escrita do autor é mais "antiga" nota-se que gosta de escrever lentamente, de desenvolver a história de forma lenta o que por vezes me cansava - afinal de contas eu gosto de histórias mais rápidas.

Apesar disso, a história é muito boa e o final, se não fosse o eu conhecer a série, teria sido uma grande surpresa. Um livro que não é do agrado de todos, não pela história, mas pela escrita do autor, mas que recomendo a experimentarem e tirarem as vossas próprias conclusões.

0 devaneios :