terça-feira, 15 de agosto de 2017

O Milésimo Andar

Autor: Katharine McGee
ISBN: 9789896579340
Edição ou reimpressão: 06-2017
Editor: Editorial Planeta
Páginas: 384

Sinopse:
Uma torre de mil andares. A visão brilhante de um futuro onde tudo é possível se assim o desejarmos. Nova Iorque, cidade de sonhos e inovação daqui a cem anos. Todos querem qualquer coisa… e todos têm algo a perder. O exterior impecável de Leda Cole esconde um vício secreto por uma droga que nunca devia ter experimentado e por um rapaz em quem nunca devia ter tocado. A vida bela e descuidada de Eris Dodd-Radson desmorona-se quando uma traição lhe destrói a família. O trabalho de Rylin Myers num dos andares mais altos mergulha-a num mundo e num romance inimaginável… mas essa vida nova custar-lhe-á a que tinha antes? E a viver acima de todos, no milésimo andar, está Avery Fuller, uma rapariga que parece ter tudo, mas que vive atormentada pela única coisa que nunca poderá ter.
Segredos, escândalos e traições numa Nova Iorque como nunca a viu.


Opinião:
Que capa lindíssima! O vestido flutuante faz todo o efeito necessário para querer ler a narrativa mas a juntar isso à sinopse fantástica deste livro... Sem dúvida alguma que o livro, que aparentava ser um young adult e também o provou ser, teria todos os ingredientes que gosto num livro. E acabei por lhe pegar assim que tive oportunidade.

Cinco jovens, cinco vidas ligadas por uma personagem principal e por todos viverem no mesmo prédio, uma enorme torre com mil andares. Avery é a jovem mais rica da torre, vivendo por isso no milésimo andar (quando maior o andar, maior a riqueza da pessoa), acabando por ser a personagem que conhece todos os outros personagens, pois a história é contada de cinco pontos de vista diferente. Sendo a mais rica e com pais que são considerados dos melhores cientistas do país, Avery é lindíssima, tendo nascido geneticamente modificada para assim o ser. Mas dentro do corpo de barbie de Avery, esta gosta de pensar que ainda encontrará alguém que gostara dela pelo que é internamente e não externamente.

Leda é a melhor amiga de Avery, uma rapariga que também mora num dos andares mais altos da torre e que se revela uma falsa e interesseira ao longo de toda a narrativa, tendo-se tornado na personagem de que menos gostei em toda a história.

Eris é a amiga mais antiga de Avery, mas cuja vida começa a cair aos bocados quando descobre as dívidas em que a família estava medida, acabando por "cair" centenas de andares, o que se traduz em cair na pobreza extrema. Sem dúvida uma das personagens mais interessantes da história, que acabou por ser muitíssimo bem desenvolvida.

Rylin sempre fora pobre mas agora que a sua mãe falecera, tinha-se apenas a si mesma para cuidar de si e da irmã. Fazia turnos que nem louca e tentava que a irmã não se tivesse que preocupar com nada na vida. Até que acaba por ficar com alguns dos trabalhos da mãe, começando a limpar alguns dos andares mais elevados...

Por fim temos Watt, outro personagem extremamente interessante. Um rapaz "normal" que nem pertence aos mais ricos mas também não pertence aos mais pobres, com um cérebro que poucos possuem, literalmente. Outra personagem que foi muitíssimo bem desenvolvida.

A história é extremamente interessante por ser vista de diversas perspectivas, a autora agarrou num conceito que muitos poderiam pensar que já estava gasto e criou algo novinho em folha. O início do livro conta de imediato o final, e ficamos a saber que alguém morre, caindo do milésimo andar. Não sabemos quem é... Não percebemos se foi sem querer ou se foi de propósito. Apenas sabemos que algo levará a que o mundo perfeito que nos é apresentado desapareça num abrir e fechar de olhos.

Foi um livro que adorei. Cada personagem é especial, temos os que adoramos, os que odiamos e os que simplesmente servem de fio condutor. Conhecemos o mundos dos ricos e dos pobres e vemos como os seus dia a dia moldam as personagens.

Um livro que recomendo e fico à espera da continuação, pois quero imenso saber como irá continuar esta história. 

0 devaneios:

Enviar um comentário