segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

A Casa de Bonecas

Autora: M. J. Arlidge
ISBN: 9789896682705
Edição ou reimpressão: 11-2015
Editor: TopSeller
Páginas: 320

Sinopse:
O corpo de uma jovem é desenterrado numa praia remota, mas o seu desaparecimento nunca tinha sido denunciado. Alguém a mantivera «viva» ao longo do tempo, enviando à família, regularmente, mensagens em seu nome.
Para a detetive Helen Grace, todas as provas apontam para um assassino em série, um monstro distorcido mas engenhoso e hábil — um predador que já matou antes.
À medida que Helen se esforça por destrinçar as motivações do assassino, ela compreende que se trata de uma verdadeira corrida contra o tempo. Uma única falha pode significar a perda de mais uma vida.


Opinião:
Ando a ler esta saga aos saltos. Não é algo que faça de propósito, mas alguns dos livros são meus, outros são empréstimos... Isso leva a que eu não os tenha lido pela ordem e tenho noção que isso poderá levar a que não tenha a melhor experiência possível com o autor, mas isso não impede de ser uma excelente experiência.

Ruby acorda numa cama que não é a sua. Quando começa a ganhar consciência apercebe-se que não é apenas a cama que não é sua mas toda a divisão lhe é estranha... Assustada, começa a tentar compreender onde está e ainda fica pior quando um estranho lhe entra pela porta a chamar-lhe outro nome diferente do seu...

Enquanto isso a nossa detetive Helen Grace é chamada para o caso de um corpo de uma rapariga encontrado numa praia. O estado do corpo demonstra que este já se encontrava ali há algum tempo. A rapariga apresentava sinais de subnutrição mas não de agressão. Um caso que inicialmente pensaram ser isolado até se aperceberem que algo mais se passa, quando começam a encontrar casos idênticos. Adolescentes que são independentes ou solitárias que de repente desaparecem, mas continuam a contactar os seus entes queridos por mensagens que acontecem de vez em quando, nunca existindo sequer um telefonema.

Helen começa a achar estranho e a partir daí a investigação leva-a a unir os pontos...

Um livro com um excelente mau da fita. Um assassino muitíssimo inteligente, que sabe o que faz e o que quer. Este livro acaba por ter pouca ação, todo o drama segue mais a psicologia daqueles que fazem parte da narrativa, o que muito sinceramente gosto bem mais. Este não é um assassino violento, é um assassino perturbado psicologicamente e é essa perturbação que acompanhamos durante todo o percurso. Adorei a personalidade de Ruby, a vítima que acompanhamos também ao longo da história. Uma rapariga que não baixa os braços e que decide tentar ser mais esperta do que o assassino, pois apenas quer viver e sabe que se tentar tem hipótese de sobreviver, caso contrário... é como se já estivesse morta.

Para além das personagens da parte "policial", aprofunda-se a personalidade de Helena. Começamos a perceber as nuances da sua personalidade, tanto a nível pessoal como sexual e temos um vislumbre do porquê de diferentes ações acontecerem. A nível profissional vemos a sua luta no novo departamento criado, a Equipa de Incidentes Graves, onde entra muito do pessoal dos investigadores que ali pertencem.

Todo o livro é contado do ponto de vista das personagens, sendo os capítulos curtos e com um excelente ritmo, saltando entre Helena, os seus colegas de trabalho e que a acompanham no "dia a dia", o assassino e a vítima. Adorei todas as personagens e admito que as passagens da vítima e do assassino foram as que mais me prenderam e viciaram.

Um excelente livro, pertencente a uma excelente saga que recomendo a todos!

0 devaneios:

Enviar um comentário