segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

A Ilha das Quatro Estações

Autora: Marta Coelho
ISBN: 9789897243745
Edição ou reimpressão: 07-2017
Editor: Clube do Autor
Páginas: 424

Sinopse:
Onde todos os sonhos são possíveis.
Este é o livro com que todos os jovens se conseguem identificar, uma história atual e relevante sobre os receios, as paixões, as fragilidades e a força de quatro jovens à procura de um novo rumo.
Cat sentia-se sem rumo e não queria ver ninguém.
Tiago só desejava poder voltar a viver como antes.
Misha isolara-se do mundo à sua volta.
Rute precisava de vencer uma batalha muito dolorosa.
Os seus caminhos cruzam-se na ilha e, juntos, preparam-se para enfrentar os seus demónios pessoais.
Mas há quem tenha outros planos para eles…
Será que a tua vida pode mudar quando tudo parece correr mal?


Opinião:
Um livro que recebi como surpresa e com que fiquei curiosa. Tanto pela sinopse, que prometia muito como por a autora ter sido uma das guionistas dos Morangos com Açúcar, uma série que me acompanhou durante toda a minha infância/adolescência. 

Numa ilha onde a calma é tudo, onde não existe tecnologia, onde todos têm um passado que querem aprender a esquecer ou a ultrapassar, Cat apenas quer voltar a sorrir, a ser a mesma pessoas de antigamente, antes de a pior tragédia da sua vida a ter alterado e tirado a vontade de viver. Aí Cat conhece a pessoa mais positiva e feliz que alguma vez vira. Esse alguém é Tiago, um rapaz que consegue levar a que todos em seu redor sorriam e sejam felizes. E isso inclui o calado e anti social Misha, um rapaz que não fala com ninguém e a quem fora diagnosticada depressão profunda, alguém que começa a abrir-se lentamente na presença de Tiago.

Tiago traz a alegria àqueles à sua volta e ninguém se sente indiferente com isso. Apenas existe uma questão... Afinal qual a razão para Tiago estar ali naquela ilha? E que pesadelos são aqueles que não o largam de noite?

Um livro que ao começar a ler transcreveu bem o passado da autora. O livro tem imenso diálogo e é através desse diálogo que realmente há um desenvolvimento da história. Esta narrativa acaba por ser para um público mais adolescente, e toda a história transmite isso. A autora com este livro quer transmitir os valores da amizade, amor e sinceridade. Tal como num guião, o forte da autora são os diálogos fortes e bem estruturados. Mas as descrições, essas sim, precisavam de uma nova lufada de ar fresco.

As personagens podiam ter sido mais bem desenvolvidas, especialmente sendo Misha e Rute personagens tão interessantes e com tanto para dar. Por vezes nem dava para perceber bem que estávamos a mudar de personagem, não fosse o nome da mesma ser indicada no início do capítulo.

O local era outro dos factores que a autora tinha a seu favor. Uma ideia bem engraçada e original, uma ilha com as quatro estações, cheia de câmaras que controlam todos os movimentos dos visitantes, e cada estação tem a sua paisagem, os seus trabalhos, os seus pontos fortes e fracos. Mas essa parte foi muito pouco desenvolvida. Se não fosse as separações na parte estética do livro, era difícil perceber que mudávamos das zonas da ilha.

Um livro para um público mais adolescente. Uma leitura com ritmo, que prende o leitor e que nos leva a querer saber mais. Acho que a autora tem uma grande imaginação, mas enquanto o seu forte são os diálogos cuidados e contínuos, acho que ainda falta algo nas descrições - e atenção que eu sou uma leitora de diálogos, não de longas descrições.

Aconselho para um público alvo mais jovem/adolescente, de certeza que irão gostar!

0 devaneios:

Enviar um comentário